Buscar

Qual a causa mais frequente de amiloidose?

💡 4 Respostas

User badge image

bia manfrin

acúmulo intracelular de proteínas?
1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A amiloidose é uma condição na qual há acúmulo de proteínas insolúveis em tecidos e órgãos.


O acúmulo dessas proteínas é metabolicamente inerte, mas causa alterações estruturais e funcionais dos órgãos. A amiloidose pode ser dividida em primária, secundária e familiar.

  • Primária: a amiloidose primária é o tipo mais frequente e ocorre quando há alterações nos plasmócitos (mieloma) que são células responsáveis pela produção de imunoglobulina e neste caso, essas proteínas são sintetizadas com alterações em suas cadeias, levando ao acúmulo principalmente no fígado, nervos períféricos, coração e pele.
  • Secundária: a causa da amiloidose secundária pode estar associada à doenças inflamatórias, infecciosas ou malignas (carcinoma).  Estas doenças produzem citocinas inflamatórias, que por sua vez, aumentam a produção dos precursores de reagente de fase aguda amiloide sérico A (SAA) e sua posterior degradação é a causa da amiloidose secundária. Pode acometer o fígado, coração e trato digestivo.
  • Familiar: ocorre quando um gene que sofreu mutação é herdado causando produção de proteínas com potencial de formar amilóides. Ocorre frequentemente no fígado, nervos, coração e rins.

A amiloidose ainda pode ocorrer de forma localizada e uma das causas é a hemodiálise, quando feita por um longo período.


Como a amiloidose primária é a forma mais frequente, logo, a causa mais frequente de amiloidose é o mieloma.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais