Buscar

Como calcular Ph

💡 2 Respostas

User badge image

Yeda marcela

Saiba o que é o pH : O pH indica a concentração de íons de hidrogênio em uma solução. Uma solução com alta concentração de íons hidrogênio tem caráter ácido. Uma solução com baixa concentração de íons hidrogênio tem caráter básico (ou alcalino). Os íons de hidrogênio, também chamado de hidrônios, são representados pelo símbolo H+ ou H3O+.

  • A escala de pH varia de 1 até 13. Quanto menor o valor, mais ácida é a solução. Quanto maior o valor, mais básica é a solução. Por exemplo, o suco de laranja possui pH igual a 2 por ser bastante ácido. Já a água sanitária possui pH igual a 12 por ser bastante básica. Os valores que aparecem no meio da escala geralmente representam substâncias neutras, como a água, por exemplo, que possui pH igual a 7.
  • A diferença de um nível de pH para outro é de ordem decimal. Por exemplo, se compararmos o pH 7 com o pH 6, sabemos que o pH 6 é dez vezes mais ácido do que o pH 7. Da mesma forma, o pH 6 é cem vezes mais ácido que o pH 8.
1
Dislike0
User badge image

Yeda marcela

 

Conheça a equação do pH : A escala de pH é calculada utilizando um logaritmo negativo. O logaritmo negativo representa simplesmente a quantidade de vezes que um número pode ser dividido. A equação que determina o pH de uma solução é a seguinte: pH = -log[H3O+].

  • Essa equação pode ser encontrada algumas vezes na forma pH = -log[H+] (as duas representam o mesmo).
  • Não é necessário ter um conhecimento profundo sobre logaritmos negativos para poder calcular o pH. A maioria das calculadoras utilizadas no ensino médio e superior possuem um botão de logaritmo.
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os cálculos de PH podem ser feitos utilizando a seguinte equação logaritmica:

\(pH = - log [H+]\)

Esse logarítmo é na base \(10\)

ou seja:

\([H+] = 10^{-pH}\)

Essa equação é dada ou calculada usando dados como concentração, \(kw\) entre outros

A solução é neutra quando : \([H+]=[OH-] \)

A solução será ácida quando \([H+]>[OH-] \)

A solução será básica quando \([H+]<[OH-] \)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais