Buscar

Questão que caiu na prova da OAB/SC

Amélia praticou manobras abortivas em Betânia, a pedido desta. Ao terminar o procedimento, verificou que Betânia não se encontrava grávida como supunha. O marido de Betânia, convicto de que sua esposa estava grávida e que Amélia fora a assassina de seu filho procura o órgão ministerial, acolhendo o parquet a noticia crime, denunciando Amélia pelo delito de aborto realizado com o consentimento da gestante consumado. Ao final da instrução, constata-se por laudo pericial que Betânia não estava grávida como imaginava, tratava-se de “gestação psicológica” doença na qual a mulher desenvolve todos os sintomas de gravidez, porém não apresenta feto em seu membro reprodutivo. Como advogado de Amélia, qual a principal tese de defesa a ser aduzida? Justifique sua resposta.

💡 2 Respostas

User badge image

Diego da Mota Borges

A tese a ser alegada seria a de atipicidade do fato, pela existência do Crime Impossível, nos termos do art. 17, parte final, do CP, ou seja, por absoluta impropriedade do objeto. É que neste caso o crime já mais se consumaria, tendo em vista que Betânia jamaiz esteve grávia. Sendo assim, não é possível praticar aborto com consentimento da gestante se não presente a situação de gravidez e inexistente qualquer gestante.
3
Dislike0
User badge image

Jhessyka Pereira Soares Mendes Neves

De acordo com o Código Penal, no artigo 17, que trata de Crime impossível, diz que: “não se pune a tentativa quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impossível consumar-se o crime.”

Neste caso, esta evidenciado o Crime Impossível, pois a mulher não estava grávida, e dessa forma não haveria o aborto, e consequentemente não há o que se falar em consumação do crime.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais