Buscar

O que é Liberalismo e Realismo ?

O que é Liberalismo e Realismo nas RI ???

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Liberalismo >> Esta teoria consiste, basicamente, na expressão de uma ‘liberdade estatal’, tendo a paz como o grande objetivo a ser alcançado entre todas as nações através do direito internacional e a diplomacia. Porém, o que propõe esta teoria não é simples de ser colocado em prática, afinal, inúmeras são as razões da existência de conflitos entre diversos Estados do mundo. Justamente por esta razão o liberalismo pode ser tido como uma teoria utópica – contida por excelentes ideias, porém que não condizem com o que realmente acontece.

 

Realismo >> Como o próprio nome sugere, apresenta ideais consistentes com os acontecimentos. É sugerida a ideia de que o mal já é algo pertencente à sociedade, e o que pode ser feito é a prevenção, que por parte dos Estados aconteceria através de armamentos, influências econômicas e políticas. Segundo os realistas, a paz só pode ser alcançada em caso de equilíbrio de poder entre os Estados. Se um Estado apresenta grande superioridade perante os demais, a possibilidade de guerra passa a ser muito grande, uma vez que o Estado superior terá a oportunidade de conquistar algum Estado de poder inferior – o que pode ser considerado como natural pelo ponto de vista realista.

 

Fonte: http://riesamc.wordpress.com/2012/03/02/liberalismo-x-realismo/.

 

Bons estudos!

1
Dislike0
User badge image

Bruna Gomes

O Realismo é a principal corrente da disciplina das Relações Internacionais, nele o que importa é o poder e a anarquia é uma das principais características do Sistema Internacional.

A disputa pelo poder é constante e nunca termina.

O Liberalismo, também conhecido como Idealismo ou Revolucionismo, prega que o mais importante é a justiça, não o poder. Na visão liberal, não são apenas os Estados que formam o internacionalismo mas também ONGS internacionais, indivíduos e igreja.

Apesar do nome, o idealismo não significa passividade frente á conflitos bélicos.

0
Dislike0
User badge image

Rosete Oliveira

Socialização significa o processo pelo qual um indivíduo se tornar um membro ativo da sociedade em que nasceu,
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais