Buscar

Quais são os principais agentes desnaturantes de uma proteína?

Gostaria de saber quais são os principais agentes que desnaturam as proteínas.

💡 9 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

Para que as proteínas realizem as suas determinadas funções biológicas, é necessário que as suas estruturas primarias, secundárias, terciárias e quaternárias (quando houver) estejam intactas. A desnaturação é um processo no qual as proteínas perdem a sua forma tridimensional que é fundamental para a realização de suas funções. Existem muitos fatores que podem levar a desnaturação proteica, esses fatores são chamados de agentes desnaturantes.

Os agentes desnaturantes de uma proteína são classificados em dois grupo: agentes físicos (temperatura, pressão hidrostática e cisalhamento) e agentes químicos (alteração de pH, solventes ou solutos orgânicos).

Quando fritamos um ovo, a mudança de textura e coloração se deve a desnaturação das suas proteínas, nesse caso, o principal agente desnaturante é físico, a temperatura.

2
Dislike0
User badge image

Paulo Ricardo Lima Lopes

desnaturação protéica se dá não só pelo calor, mas também por extremos de pH, por alguns solventes orgânicos miscíveis com a água (alcool e acetona, por exemplo), por certos solutos como uréia e cloridrato de guanidínio ou pordetergentes. Cada um desses agentes desnaturantes representa um tratamento relativamente brando no sentido de que nenhuma ligação covalente na cadeia polipepitídica é rompida. Os solventes orgânicos (uréia e detergente) agem principalmente de modo a promover o rompimento de interações hidrofóbicas que estabilizam as proteínas globulares; os extremos de pH alteram a carga líquida da proteína, provocando a repulsão eletrostática e rompimento de algumas ligações de hidrogênio.

4
Dislike0
User badge image

Leonardo Teixeira Macedo

Temperatura e PH

1
Dislike0
User badge image

Aline Nascimento

Cite os agentes desnaturantes existentes.

Temperatura, pH, hormônios, pressão, drogas, solventes orgânicos solúveis em água,detergentes, agentes redutores, concentração de sais, íon e metais pesados e estressemecânico.

Dá uma olhada nesse link, pode ajudar em outras questões também.

http://pt.scribd.com/doc/2216514/Estudo-Dirigido-Proteinas 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais