Buscar

O que são as síndromes de polinização e em quais caracteristicas ela é baseada?

Preciso saber o que são as sínfromes de polinização e em quais caracteristicas estão baseadas 

💡 5 Respostas

User badge image

Kaka Moreira

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-33062007000300005&script=sci_abstract&tlng=pt

0
Dislike0
User badge image

andre sampaio

Síndromes de polinização são consideradas como os veículos bióticos (entomofilia, terofilia, quiropterofilia, ornitofilia) ou abióticos (anemofilia, hidrofilia) da fertilização sexuada entre organismos vegetais intraespecíficos pertencentes aos grandes grupos de vegetais superiores/ fanerógamas. O critério de classificação das síndromes se baseia na coevolução das plantas com seus grupos de vetores bióticos (animais) e também com as características morfo-adaptativas das plantas ao longo do seu processo de desenvolvimento floral evolutivo. Resumindo: síndromes de polinização nada mais é do que a forma como as plantas "superiores" com sementes (gimnospermas e angiospermas) são polinizadas/fertilizadas e o processo de polinização envolve várias variáveis, como biogeografia, coevolução, ecologia, anatomia dos polinizadores e dos polinizados etc, possibilitando a ampla gama de formas de polinização das plantas: Entomofilia (Cantarolfilia: plantas polinizadas por artrópodes da ordem Coleoptera; Miofilia: polinizadas por artrópodes da ordem Diptera; Melitofilia: polinizadas por artrópodes da ordem Hymenoptera; Psicofilia: polinizadas por artrópodes pertencentes à ordem Lepidoptera), Ornitofilia: polinizadas por aves, Chiropterofilia: polinizadas por mamíferos aéreos, Terofilia: polinizadas por mamíferos terrestres, Hidrofilia: polinizadas pela água, Anemofilia: polinizadas pelo vento e por aí vai. 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Uma síndrome floral é um conjunto de caracteres florais destinados a atrair um tipo particular de polinizador. Caracteres como forma, tamanho, cor, tipo e quantidade de recompensa, composição química do néctar, tempo e tempo de floração estão incluídos.

Por exemplo, flores tubulares e vermelhas com néctar abundante atraem pássaros; aqueles de mau cheiro e cor a carne podre atraem certos tipos de moscas. As síndromes são o resultado da evolução convergente em resposta a pressões seletivas semelhantes.

As flores são geralmente pequenas, discretas, verdes, pouco atraentes. É por isso que o pólen de plantas anemófilas geralmente causa alergias.

Em contraste, o pólen de plantas polinizadas por animais raramente é alergênico. Eles têm estigmas de penas para pegar grãos de pólen. Eles crescem em comunidades de baixa diversidade e tendem a ser os mais altos espécimes de suas comunidades.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais