Buscar

O que são as síndromes de polinização e em quais caracteristicas ela é baseada?

Explicar o que são as síndromes de polinização e em quais caracteristicas estão baseadas 

💡 4 Respostas

User badge image

Paulo Ricardo Lima Lopes

Síndromes de dispersão e polinização referem-se a maneira como se propagam as sementes e frutos (dispersão) e os grão de pólen (polinização) de uma planta. 

Anemofilia = polinização pelo vento. Anemocoria = dispersão pelo vento. 
Entomofilia = polinização por insetos. Entomocoria = dispersão por insetos. 
Ornitofilia = polinização por aves. Ornitocoria = dispersão por aves. 
Quiropteria = polinização por morcegos. Quiroptocoria = dispersão por morcegos

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Uma síndrome floral é um conjunto de caracteres florais destinados a atrair um tipo particular de polinizador. Caracteres como forma, tamanho, cor, tipo e quantidade de recompensa, composição química do néctar, tempo e tempo de floração estão incluídos.

Por exemplo, flores tubulares e vermelhas com néctar abundante atraem pássaros; aqueles de mau cheiro e cor a carne podre atraem certos tipos de moscas. As síndromes são o resultado da evolução convergente em resposta a pressões seletivas semelhantes.

As flores são geralmente pequenas, discretas, verdes, pouco atraentes. É por isso que o pólen de plantas anemófilas geralmente causa alergias.

Em contraste, o pólen de plantas polinizadas por animais raramente é alergênico. Eles têm estigmas de penas para pegar grãos de pólen. Eles crescem em comunidades de baixa diversidade e tendem a ser os mais altos espécimes de suas comunidades.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais