Buscar

05- Qual o principal tipo celular ¬¬do SN? 06- Como os neurônios podem ser divididos em relação a sua forma e tamanho?

💡 1 Resposta

User badge image

Bruno Luis

O principal tipo de celula do SN é o neurônio. 

Quanto a forma, eles podem ser de quatro tipos: neurônios multipolares, neurônios bipolares, neurônios pseudounipolares ou neurônios unipolares.

1– Neurônios multipolares: são a maioria dos neurônios existentes em nosso corpo, apresentando mais de dois prolongamentos celulares. Esses neurônios são encontrados no sistema nervoso central.
2- Neurônios bipolares: apresentam somente um dendrito e um axônio. Estão presentes nas estruturas sensoriais, como na mucosa olfatória e na retina.
3- Neurônios pseudounipolares: do corpo celular parte uma ramificação que posteriormente se dividirá em duas. Uma desempenhará o papel do dendrito e a outra, do axônio. São encontrados em diversas áreas sensitivas da medula espinhal, tendo a função de transmitir diversos impulsos nervosos, como por exemplo, sensações de frio, calor, tato, entre outros.
4- Neurônios unipolares: apresentam um único axônio. São as células nervosas mais simples, estão presentes nos órgãos dos sentidos.

Quanto a função os neurônios podem ser de três tipos distintos: sensitivos ou aferentes, motores ou eferentes e interneurônios.

1- Sensitivos ou aferentes: são aqueles que recebem os estímulos de todas as partes do corpo. São encontrados normalmente no tecido epitelial.
2- Motores ou eferentes: são aqueles que levam o impulso nervoso para as glândulas, músculos lisos e estriados. São encontrados nos músculos e glândulas.
3- Interneurônios: são encontrados no SNC, responsáveis por conectar um neurônio à outro. São neurônios que interligam os neurônios aferentes aos neurônios eferentes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais