Buscar

Qual a inter-relação entre economia e direito ?

inter-relação entre ciências

💡 2 Respostas

User badge image

Rebeca Alves Dos Santos

As necessidades humanas são infinitas e os recurso sempre limitados gerando conflito entre aqueles que buscam satisfazer suas necessidades, acredito que esse é o primeiro ponto de encontro entre economia e direito, pois ambos visam solucionar necessidades e conflitos.

Direito e economia são ciências que se inter-relacionam, pois quando o Estado começa a intervir na economia é preciso que essa intervenção ocorra na forma estabelecida pelo direito e deste ponto surge o direito econômico que conceitua-se como um ramo do direito que visa regular as medidas usadas pela politica economica por meio de uma ordenação jurídica.

4
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O Direito, assim como a Economia, são duas áreas do conhecimento amplamente estudadas. Apesar de terem características muito particulares, essas áreas possuem uma inter-relação, o que auxilia no entendimento dos fenômenos econômicos e jurídicos.


O Direito constitui para a Economia a infraestrutura básica que permite a conceituação de forma quase unificada de institutos como a propriedade e o contrato. O acordo de vontades (contrato) possibilita, numa economia de mercado, a realização de trocas e o estabelecimento de um mecanismo institucional de redução dos custos das relações sociais.


Um motivo muito importante para que haja essa relação é pelo fato de nenhum conseguir prosperar sem o outro; para que haja uma evolução econômica é preciso disponibilizar a boa ordem e o bem-estar da sociedade, e quem tem a possibilidade de fazer isso é o Direito com todas as suas regras, com seu modo de organizar a vida das pessoas; o Direito também precisa dos acontecimentos econômicos para poder trabalhar, pois a economia produz o tão famoso "crime", no qual o Direito tanto trabalha.

Referência:

https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-da-relacao-entre-direito-e-economia/39860/

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais