Buscar

Poderiam citar exemplos de Normas Perfeitas e Imperfeitas?

💡 1 Resposta

User badge image

DLRV Advogados

A questão diz respeito a classificação das normas quanto a sanção.

  • Normas mais que perfeitas: 

Estabelecem uma punição e uma nulidade para o ato praticado.

Exemplo: proibição de uma pessoa casada casar-se novamente. Essa pessoa será punida por bigamia e seu novo casamento será considerado nulo.

  • Normas perfeitas: 

Apenas reestabelecem a situação anterior, que fora abalada pelo agente que praticou um ato ilícito. Portanto, estabelecem apenas uma nulidade como consequência, na perinorma.

Exemplo: anulação de um contrato assinado por menor que venha a trazer prejuízos a seu patrimônio, inexistindo punição a tal menor.

  • Normas menos que perfeitas: 

Trazem apenas uma punição para a pessoa que pratica o ato, mas não o anulam.

Exemplo: pessoa que se case após tornar-se viúvo, sem completar o processo de inventário e partilha dos bens do primeiro casamento. Ela será punida ao ser obrigada a adotar o regime da separação total de bens no segundo casamento, o qual será válido.

  • Normas imperfeitas:

Não apresentam punição ou nulidade, não possuindo uma perinorma.

Exemplo: norma jurídica que obriga a pagar dívidas de jogo ou dívidas prescritas. Não há qualquer sanção para a pessoa que não as pague. Porém, uma vez que forem pagas, não poderão ser restituídas, pois somente deve ser restituído aquilo que se paga indevidamente.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais