Buscar

Alguém sabe explicar o instituto litisconsórcio multitudinário?

Litisconsórcio multitudinário facultativo

💡 4 Respostas

User badge image

Diego da Mota Borges

Ocorre quando as partes podem ou não figurar em um dos polos da ação em cunjunto, por isso o "facultativo" no nome. Agora o multitudinário é aquele que pluralidade de partes. Portanto, um exemplo atual e esclarecedor de Litisconsórcio multitudinário é a situação de ações discutindo revisão do FGTS, pois dezenas ou sentenas de pessoas, de forma facultativa, podem decidir figurar de uma só vez no polo ativo.
3
Dislike0
User badge image

Cleisson de Jesus CJ

  • Olá, espero te ajudar!

    Bom Litisconsócio nada mais é que a pluralidade de autores, reus ou ambos dentro do mesmo processo e este se faz por dois motivos. O primeiro provém da economia processual, ex: (Imagine que você e um amigo deve receber um bem jurídico qualque e vá a justiça para requerer ele, no entanto ambos procuram juízes diferentes, logo devem contratar advogados separadamente e se po sinal esse bem precisar de uma prova técnica, por exemplo uma perícia sendo assim vocês tenrão de custear os honorários  da perícia separadamente, porém se os dois tivesse requerido a ação em litisconsórcio todos os custos seriam custudiados entre os participantes do próprio.) O segundo motivo é relacionado a Armônia dos Julgados, sendo este creio o mais importante, visto que visa ivitar ideias conflitantes, mas para facilitar ainda mais darei um exemplo, ex: ( em qualquer causa dois juízes diferentes olhando a lei em vigência no mesmo tempo, numa mesma ação podem atribuir decisões diferentes na mesma causa e por consequência disso que existe o litisconsórcio para que pessoas com os mesmos direitos não sejam lezados e recebe decisões de juizes diferentes, na qual teriam o mesmo direito).
    Agora vamos a sua pergunta......
    Litisconsórcio Multidinário ( LM) é a ação que requer no mínimo duas pessoas participando do requerendo e a lei não estabelece limíte máximo de participante, no entanto como é de se concluir, os juízes possuem poder de atribuir a limitação tanto em polo ativo ( autores) com em polo passivo ( réus), pode se observar também que um ou outra portária de um ou outro tribunal requerer o número máximo de pessoas neste LM, mas isso é coisa atípica do judiciario , já que ele não legisla. O LM requer de uma situação prática, visto que quando o juiz vê que o numero de listigantes podem provocar prejuízo no processo eles podem fracionar, dismenbrar o litisconsórcio, a lei comete um equívoco porque  fala  em limitar, entretanto o juiz não limita ele apenas impede que o processo seja prejudicado quando haver um número expreciso de listigantes, logo ele dismenbra em pequenos processos que por sinal será jugado pelo próprio, ex: ( pense em um número excessivo de litisconsórcio, imagine por exemplo 100 autores em um processo e cada autor pode arrolar 3 testemunhas por fato na audiência. Sabendo que a audiência é una e indivisível, ou seja, ela acabará depois de 5 dias).


    Qualquer dúvida entre en contato será um prazer ajudar
    cleissonj@outlook.com
1
Dislike0
User badge image

Alexsandro Batista

ajudou bastante!!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais