Buscar

Quais os variáveis incidentes nas concentrações de água a nível celular?

💡 3 Respostas

User badge image

Rafaela Ansiliero

Quando a célula está em meio hipotonico, ou seja com pouca concentração de soluto a água tende a entrar no celula. logo, quando a célula está em meio hipertônico, com grande concentração de soluto, a água tende a sair da célula. É, por último quando o meio enviar isotônico, o fluxo de água permanente constante.
0
Dislike0
User badge image

Wesley Felipe

pH, concentração de sais e pressão osmótica.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os corpos da maioria dos organismos vivos são compostos por pelo menos 2/3 de água. A água é o solvente que forma o meio aquático básico do citoplasma nas células e fluidos corporais. É também o meio de transporte nas plantas. Solutos que se dissolvem em água podem ser inorgânicos (potássio, cloreto, hidrogênio) ou orgânicos (aminoácidos, glicose). Mudanças na concentração de água levam a mudanças correspondentes nas concentrações de soluto nas células.


A concentração relativa de solutos determina a pressão osmótica. A água entra e sai das células por osmose e segue o gradiente osmótico. Portanto, o movimento da água para dentro e para fora da célula depende diretamente da concentração de soluções dentro e fora da célula. A água fornece o meio necessário em que todas as reações químicas do metabolismo podem ocorrer. Reações químicas em células podem prosseguir somente se os reagentes forem dissolvidos em água. A concentração de água e soluto nas células deve ser mantida em um nível relativamente constante, dentro de uma faixa estreita, de modo que essas reações celulares possam ocorrer.


Se o equilíbrio de água e solutos nas células não for mantido em uma concentração ideal, muita água pode entrar na célula fazendo com que ela se rompa, ou muita água pode sair causando o encolhimento da célula e o citoplasma muito concentrado para o funcionamento da célula. A pressão osmótica do tecido vivo também pode afetar o pH nas células - por exemplo, muito pouca água leva a um aumento na concentração de solutos, como o dióxido de carbono, reduzindo assim o pH. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais