Buscar

como calcular juros real ?

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Matemática Financeira, mais precisamente sobre taxas de juros. 

As taxas de juros aparecem de diversas formas, variando em função da incidência e do que é considerado. As mais usuais são as taxas de juros nominais e as taxas de juros reais.

Neste contexto, a taxa de juros nominal é representa a atuação da iinflação no período de incidência, isto é, a taxa de juros é calculada através da seguinte equação:

\(i_{\text{n}}=\dfrac{\text{Juros}}{\text{Valor nominal do empréstimo}}\)

Assim, supondo um empréstimo de \(\text{R}$ \text{ }10.000,00\), que ao final de \(1\) ano foi pago no valor de \(\text{R}$ \text{ }12.000,00\) , a taxa de juros nominal é:

\(\begin{align} i_{\text{n}}&=\dfrac{\text{R}$ \text{ } 2.000,00}{\text{R}$ \text{ } 10.000,00} \\&=0,20 \\&=20\text{ %} \end{align}\)

Por sua vez, a taxa real de juros não possui o efeito da inflação. Por esse motivo, ela é geralmente menor do que a taxa nominal. Para o seu cálculo utiliza-se a seguinte equação:

\((1+i_n)=(1+r)\cdot(1+j),\)

em que \(i_r\) é a taxa real de juros e \(j\) a taxa de inflação no período.

Visto isso, considerando uma inflação de \(0,03 \text{ %}\) no exemplo anterior, isolando \(i_r\), calcula-se a taxa real de juros:

\(\begin{align} i_r&=\dfrac{1+i_n}{1+j}-1 \\&=\dfrac{1+0,20}{1+0,03}-1 \\&=\dfrac{1,20}{1,03}-1 \\&=1,165-1 \\&=0,165 \\&=16,5 \text{ %} \end{align}\)

Portanto, a taxa de juros reais consiste na taxa de juros nominais com a inflação descontada e para seu cálculo utiliza-se a seguinte equação: \(\boxed{(1+i_n)=(1+r)\cdot(1+j)}\).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais