Buscar

O que é um contrato de compra e venda

💡 3 Respostas

User badge image

Carina Silvério

É um contrato bilateral que geram obrigações para ambos os contratantes. O comprador tem o direito de receber o bem e o dever de pagar por ele; o vendedor tem o direito de receber o pagamento e o dever de entregar o objeto.Obrigações são recíprocas. A prestação de um representa, de acordo com a vontade de ambas as partes, a contraprestação, a compensação pela outra. Não é necessário que as prestações sejam equivalentes segundo um critério objetivo, basta que cada parte veja na prestação da outra uma compensação suficiente à sua própria.

1
Dislike0
User badge image

Patrícia Oliveira

O Contrato de Compra e Venda estipula os compromissos entre as partes nos negócios mercantis, podendo ser efetuado de forma escrita ou verbal.

Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro.

A compra e venda pode ter por objeto coisa atual ou futura. Neste caso, ficará sem efeito o contrato se esta não vier a existir, salvo se a intenção das partes era de concluir contrato aleatório.

Se a venda se realizar à vista de amostras, protótipos ou modelos, entender-se-á que o vendedor assegura ter a coisa as qualidades que a elas correspondem.

Prevalece a amostra, o protótipo ou o modelo, se houver contradição ou diferença com a maneira pela qual se descreveu a coisa no contrato.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

A definição é trazida pelo art. 481, do Código Civil:

"Art. 481. Pelo contrato de compra e venda, um dos contratantes se obriga a transferir o domínio de certa coisa, e o outro, a pagar-lhe certo preço em dinheiro."

Contrato de compra e venda é aquele por meio do qual um dos contrates se obriga a transferir o domínio de certa coisa, móvel ou imóvel, mediante o recebimento de contraprestação em dinheiro (pecuniária). A esta pessoa chamamos vendedor. Enquanto outra se obriga a pagar o valor pecuniário, em troca do recebimento de domínio da coisa - a este chamamos comprador.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais