Buscar

CRIME

EXISTE CRIME SEM DOLO??

Respostas

User badge image

Diego da Mota Borges

Sim, mas a regra é a punição pelo cometimento a título de dolo. Fora a regra, é possível o crime culposo, na modalidade negligência, imprudência ou imperícia, desde que previsto em lei, nos termos parágrafo único do art. 18, do CP.
1
Dislike0
User badge image

Diego da Mota Borges

A Culpabilidade é sem dúvidas o assunto mais polêmico da teoria do delito, por isso acho sua pergunta muito importante. No meu ponto de vista, Culpabilidade é o juizo de reprovação do fato típico e ilícito. Assim, penso que a culpabilidade não é a conciência da reprovação social, muito embora a "falta" de potencial conciência da ilícitude exclua a culpabilidade. Não se verifica o elemento subjetivo ( dolo e culpa) na culpabilidade, por isso que entendo que a conciencia do dolo não é a culpabilidade.
1
Dislike0
User badge image

Éverton Batista dos Santos Toffanetto

Ementa: PENAL E PROCESSUAL - USURPAÇÃO DE FUNÇÃO PÚBLICA QUALIFICADA E PORTE ILEGAL DE ARMA - PRELIMINARES REJEITADAS - RITO ESPECIAL DO ARTIGO 513 E SEGUINTES PREVISTO SOMENTE PARA CRIMESDE RESPONSABILIDADE DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS - INADMISSIBILIDADE DE RESTITUIÇÃO DE ARMA APREENDIDA COMO INSTRUMENTO DO CRIME DO ART. 10 DA LEI N. 9.437 /97 - INAPLICABILIDADE DO ART. 32 DO ESTATUTO DO DESARMAMENTO - AUSÊNCIA DE DOLO NA CONDUTA DO DELITO DO ARTIGO 328 , PARÁGRAFO ÚNICO , DO CÓDIGO PENAL - ABSOLVIÇÃO - MATERIALIDADE E AUTORIA DO DELITO DO ART. 10 , §§ 2O E 4O, DA LEI N. 9.437 /97 COMPROVADAS - CONDIÇÃO DE POLICIAL MILITAR QUE NÃOAUTORIZA O PORTE DE ARMA QUANDO FORA DO EXERCÍCIO - CONDENAÇÃO MANTIDA - ADEQUAÇÃO DA REPRIMENDA - IMPOSSIBILIDADE DE RESTITUIÇÃO DA FIANÇA FACE À CONDENAÇÃO - RECURSO PARCIALMENTE PROVIDOO rito especial previsto no art. 513 e seguintes do Código de Processo Penal somente é aplicado aos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos previstos nos arts. 312 a 326 do Código Penal .O disposto nos artigos 30 e 32 da Lei n. 10.826 /2003não tornou, em qualquer hipótese, temporariamente atípica a conduta dos artigos 12 , 14 e 16 da referida Lei. Apenas instituiu excludente de ilicitude, pelo exercício regular do direito ali reconhecido.Para caracterizar o delito de usurpação de função pública é necessário que o acusado tenha a real intenção de ocupar o lugar do servidor público que exerce a função. Sem o dolonão  crime a punir.A imunidade conferida aos policiais militares referente ao porte de arma não pode ser reconhecida quanto estiverem realizando atividade privada.No caso de condenação, a importância recolhida a título de fiança deverá ser destinada ao pagamento de custas, indenização e multa, sendo-lhe garantida a devolução de eventual saldo, nos termos dos arts. 336 e 347 do Código de Processo Penal .

1
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando