Buscar

como a energia e dividida em uma dieta animal

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

As várias formas de energia produzidas pelo corpo animal são originadas da energia química dos alimentos ingeridos. Os animais precisam desta energia para executar diversas funções (atividade muscular, regulação da temperatura corporal, síntese de gordura), inclusive a manutenção da sua própria vida. Ela pode ser expressa das formas explicadas nos passos seguintes.


Energia bruta (EB)

        A energia bruta, também chamada de calor de combustão de uma substância, é representada pelo calor proveniente de sua queima até produzir CO2, H2O e outros gases. A energia bruta constitui o ponto de partida para a determinação do valor energético dos alimentos.


Energia Fecal (EF)

        A energia bruta do alimento não é aproveitada totalmente. Uma parte se perde através dos produtos eliminados nas fezes.


 Energia Digestível (ED)

        É também chamada de energia digestível aparente, ou ainda energia digerida do alimento, representa a energia bruta menos a energia fecal. 


Energia Metabolizável (EM)

         A energia digestível também não é totalmente aproveitada pelo organismo. Parte dela é perdida através dos gases combustíveis, sem valor algum, como o metano, formado no organismo pelas fermentações que ocorrem no rúmen e intestinos.

Assim, a energia é dividida em Energia bruta (EB), Energia Fecal (EF),  Energia Digestível (ED) e Energia Metabolizável (EM).

 

fonte:https://sites.google.com/site/nutricaoanimaluesc/home/extra/segundo-credito/03---digestibilidade-e-valor-energetico-dos-alimentos

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais