yan ataide
há 8 anos
o sistema monocítco-macrofago é a realização da fagocitose,produção de especies reativas de oxigenie,substancias bactericidas na via clássica do macrofago.Ele é mononucleado e por isso chamado de monocístico.Os linfocitos participam da resposta adaptativa e são mononucleados.Típicos:TCD4 E TCD8.ATIPICO:Celula NK
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
RD Resoluções
há 7 anos
As células do sistema de fagócitos mononucleares originam-se na medula óssea; os precursores mais imaturos são os monoblastos e promonócitos. Essas células são liberadas da medula óssea e transitam pelo sangue periférico como monócito, onde tem uma vida média de cerca de oito a nove horas, migrando em seguida para os tecidos, onde desempenham sua principal atividade funcional. Nos tecidos as células derivadas dos monócitos distribuem-se amplamente por todos os órgãos, recebendo denominações especiais em alguns deles.
À medida que essas células se diferenciam, vão perdendo a capacidade proliferativa. Ao mesmo tempo, a passagem do monócito do sangue para macrófago nos tecidos implica uma série de alterações funcionais, em especial o aumento da capacidade de fagocitária, intensa expressão de receptores de membrana para IgG e para complemento e um aumento dos lisossomos e mitocrôndrias. Os macrófagos dos tecidos são ativados em condições de estímulos inflamatórios ou imunológicos, em particular quando há uma infecção causada por parasitas intracelulares, distinguindo-se dos macrófagos não ativados pela capacidade fagocitária e microbicida exacerbada, maior quantidade de enzimas hidrolíticas e de lisozima.
O sistema linfático é o principal sistema de defesa do organismo, constituído pelos nódulos linfáticos (linfonodos), ou seja, uma rede complexa de vasos, responsável por transportar a linfa dos tecidos para o sistema circulatório.
Além disso, o sistema linfático possui outras funções, a saber: proteção de células imunes (atua junto ao sistema imunológico), absorção dos ácidos graxos e equilíbrio dos fluidos (líquidos) nos tecidos.