Buscar

Quais são os órgãos auxiliares da justiça?

O Código de Processo Penal fala sobre as funções dos órgãos auxiliares da justiça, mas não cita quais são esses órgãos. Quais são eles?

💡 2 Respostas

User badge image

Héricles Chiarello

Escrivão, oficial de justiça, perito, depositário, administrador e o intérprete. 

1
Dislike1
User badge image

Jackeline Alves Cerpa

São auxiliares das justiça aquelas pessoas a quem o Código de Processo Civil atribui o encargo de realizar os serviços complementares ao exercício da jurisdição sob a autoridade do juiz. Eles aparecem como sujeitos secundários na administração do processo, atuam na prática dos atos que por lei são legitimados a realizar.

Esses funcionários atuam sob a direção do magistrado, e a ele estão subordinados.

Os auxiliares da justiça existem em todos os órgão judiciários, e também em todos os graus de jurisdição, desde as varas, onde os juízes exercem a jurisdiçãode primeiro grau ou de base até os tribunais superiores.

Os auxiliares de justiça se situam entre os sujeitos secundários do processo não são qualificados como essenciasis à função jurisdicional pela legislação, todavia têm legitimidade exclusiva para prática dos atos para os quais foram instituídos e investidos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais