Buscar

Justifique o fato do evolucionismo apresentar carácter etnocêntrico na abordagem da diversidade cultural

💡 3 Respostas

User badge image

Ieda Lobato

porque os evolucionista tem como padrão a sua cultura, e que as culturas seguem estágios deferente até chegar no que eles dizem ser a civilização
0
Dislike0
User badge image

Ieda Lobato

é mais ou menos isso ai
0
Dislike0
User badge image

LR

Antes de debater o caráter etnocêntrico do evolucionismo é necessário apresentar os conceitos:

I) EVOLUCIONISMO:

Também conhecida como a Teoria da Evolução, o Darwinismo prega a ideia de evolucionismo em oposição a conceito anterior a Darwin do Criacionismo. Se por um lado o Criacionismo defende que a vida foi criada por Deus, Darwin afirmou que a vida como se conhece é resultado de um processo evolutivo onde são selecionados o ambiente, em suas hostilidades e potencialidades (frio/calor, agua/terra, etc), os organismos mais adaptados. Em A Origem das Espécies (1859), Darwin transita pela seguintes temas: “1) as espécies existentes não foram criadas cada uma de forma independente; 2) elas não são imutáveis, mas mudam ao longo do tempo; 3) as mudanças que ocorrem nelas são resultado de um processo lento, de pequenas diferenças, que num certo momento se consolidam; 4) a seleção natural – que Darwin compara aos efeitos da domesticação de animais e do cultivo de plantas pelos homens – constitui o principal meio de mudança, embora não seja o único; 5) a seleção natural opera em dois níveis diferentes, mas convergentes: o da competição entre as espécies e entre os indivíduos de uma mesma espécie e o da luta pela vida, 10 expressão metafórica que traduz os efeitos do crescimento desigual das espécies e dos indivíduos em relação às condições de sobrevivência. Como ele diz: “A luta pela vida decorre inevitavelmente das altas taxas de crescimento a que tendem todos os seres vivos. Quanto maior for o número dos que sobrevivem, maior será a luta pela existência. É a doutrina maltusiana, que se aplica com maior força aos reinos animal e vegetal” (1859, p. 63).” (PINO, 2009: 855-856)

II) ETNOCENTRISMO: O controverso Etnocentrismo trata-se da “Tese de quem afirma a centralidade e superioridade de sua própria cultura” (ABBAGNANO, 2007: 452). Apesar do profundo enraizamento dessa tese, as criticas por ela geradas são muitas. Lévi-Strauss é um dos grandes nomes do Anti-Etnocentrismo: “Contra a perpectiva etnocêntrica, equiparada a uma espécie de ‘canibalismo intelectual’ baseado no preconceito segundo o qual o que não pertence à nossa cultura não passa de barbárie, o antropólogo francês aduz o argumento principal: esse é precisamente o ponto de vista dos bárbaros.” (ABBAGNANO, 2007: 452). Levi-Strauss acusa aqueles que defendem e optam metodologicamente pela tese etnocêntrica de possuírem as mesmas características incivilizadas que procuram entre os povos considerados incivilizados: “De fato, quando pretendemos estabelecer uma discriminação de valor entre as culturas, identificamo-nos completamente com o que tentamos negar: ‘O bárbaro é acima de tudo o homem que acredita na barbárie.’.” (ABBAGNANO, 2007: 452). Entretanto, deve-se mencionar que há também aqueles que, apesar de não serem a favor do etnocentrismo, são anti-anti-etnocêntricos: “O antiantietnocentrismo convida [...] a aceitar com absoluta seriedade o fato de que os ideais da justiça procedimental e da igualdade humana são desenvolvimentos culturais provinciais, recentes e excêntricos e perceber que nem por isso vale menos a pena lutar por eles; insiste no fato de que os ideais podem ser locais e ligados a uma cultura e apesar disso constituem a maior esperança da espécie.” (ABBAGNANO, 2007: 452).

RETOMANDO A QUESTÃO: Justifique o fato do evolucionismo apresentar carácter etnocêntrico na abordagem da diversidade cultural. O evolucionismo, tanto o  biológico quanto o social, é uma doutrina essencialmente etnocêntrica pois constrói como princípio positivo o progresso, a evolução, e para compreender a evolução e o progresso é necessário estabelecer um ideal. Assim o evolucionismo tem como princípio o progresso segundo um ideal civilizatório, o que gera a valoração entre os diversos tipos de agrupamento humano. “Para o evolucionismo antropológico a noção de progresso torna-se fundamental, pois é no seu rumo que a história do homem se faz. Acredita-se na unidade básica da espécie humana e o fator tempo passa a ser bastante importante. Progresso, evolução, avanço no tempo. O homem a caminho. A direção é a de um estádio superior de civilização.” (ROCHA, 1988: 13).

Referências bibliográficas:

PINO, Angel. Ciência e educação: a propósito do bicentenário do nascimento de Charles Darwin. In Educ. Soc. vol30 no.108 Campinas Oct.2009.

DARWIN, Charles. On the origin of species by means of natural selectionLondon: John Murray, 1859. 

ROCHA, Evandro P. Guimarães. O que é etnocentrismo. São Paulo: Editora brasiliense, 1988.

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais