Buscar

"Princípio da Verdade Real"

O que é "verdade real"? Por acaso, não feriria o princípio da imparcialidade (objetiva e subjetiva)? Será que um fato que já se consumou, pode ser montado assim como ocorreu? O acasado será o mesmo que praticou o delito (passado), o mesmo que está sendo acusado (presente) e será o mesmo que irá cumprir a pena (futuro próximo)?

💡 4 Respostas

User badge image

Matheus Fernandes

Princípio da Verdade Real, informa que no processo penal deve haver uma busca da verdadeira realidade dos fatos. 

Diferentemente do que pode acontecer em outros ramos do Direito, nos quais o Estado se satisfaz com os fatos trazidos nos autos pelas partes, no processo penal, o Estado não pode se satisfazer com a realidade formal dos fatos, mas deve buscar que o ius puniendi seja concretizado com a maior eficácia possível.

1
Dislike0
User badge image

Matheus Fernandes

< http://jus.com.br/artigos/11160/a-verdade-no-processo-penal-brasileiro >

Maycon, deixei esse link pra caso tenha alguma curiosidade de se inteirar mais sobre o tema. Valew.

1
Dislike0
User badge image

Maykon de Lima Bessa

Olá, Matheus! Tudo bem, as partes, em outro ramo processualista, são quem produz suas provas e o juiz fica alí, intacto, ou seja, imparcial, como um mero expectador do processo. Mas o princípio da imparcialidade é constitucional e sendo constitucional, deve, obrigatoriamente, ser cumprido, ou melhor, ser aplicado, independente de qual ramo processualista, não podendo quem julga, produzir provas. Mas se o faz, carcaterizará o sistema ou princípio do inquisitório, qual seja, o mesmo que acusa, faz provas e ao mesmo tempo julga. Art. 156 CPP, dentre outros, tem, sem dúvida, característica deste princípio... sendo, portanto, incostitucional. (Opinão). Mas o chamado "princípio da verdade real" é isso ai mesmo. Obrigado pelo artigo indicado. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais