Buscar

Como prática de exercício física pode auxiliar na prevenção do ahzheimer

💡 5 Respostas

User badge image

Jessica Melo

cerebro a todo vapor

Além do raciocínio e da memória serem favorecidos, os exercícios físicos ajudam na melhora do humor. Durante a prática, o corpo libera endorfina, um neurotransmissor que age como analgésico natural e dá mais disposição e alegria. Esse efeito pode durar até 12 horas após a atividade física.

Para garantir esse bem-estar e ainda ter uma boa noite de sono, o mais indicado é se exercitar logo de manhã. “Depois de uma noite bem dormida, o organismo está mais relaxado e o metabolismo a todo vapor, já que o corpo precisa de mais energia para realizar as tarefas. Por isso, nesse período os exercícios queimam mais calorias e liberam mais endorfina, ajudando a enfrentar o dia que está por vir”, explica o personal trainer Alexandre Rodrigues.

Exercícios x Alzheimer

Os benefícios da atividade física são tantos que podem inclusive colaborar com pessoas portadoras de Alzheimer. “Principalmente na fase inicial da patologia, quando existe um comprometimento de memória recente, com consequentes distúrbios de memória, déficits de atenção, linguagem, entre outros sintomas, a atividade física diminui o declínio das funções cognitivas dos indivíduos com Alzheimer, trazendo benefícios psicológicos que reduzem sintomas de ansiedade e depressão, constantemente presentes nessa população”, revela o fisiologista Gustavo Barquilha.

Além disso, os exercícios físicos ajudam, também, a melhorar a capacidade funcional, melhorando a realização de atividades do dia a dia, como carregar objetos e caminhar.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca danos irreparáveis na memória e possui alta incidência em idosos. Diante disso, várias pesquisas foram feitas e várias outras estão em andamento em busca de uma cura ou amenização dessa doença que assusta tantas pessoas.


Um exemplo de pesquisa foi a promovida por pesquisadores brasileiros com outros estrangeiros, que procurou entender os efeitos do exercicio físico na memória. Em testes com ratos, esses pesquisadores notaram que os músculos aumentam a secreção de um hormônio denominado irisina que atua diretamente na memória, preservando-a. Os ratos que tinham essa produção aumentada por conta de exercícios, aprendiam mais rápido do que aqueles que não praticavam exercícios.


Assim, a prática de exercícios físicos auxilia na prevenção do Alzheimer por conta da liberação de um hormônio denominado irisina, que atua diretamente na preservação da memória.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais