Buscar

PORQUE NOSSA CONSTITUIÇÃO É CONSIDERADA RIGIDA OU SUPER-RIGIDA? QUANDO ELA É SUPER-RIGIDA?

💡 3 Respostas

User badge image

Desirée Portugal

Rígida: é aquela que possui um procedimento de alteração mais rigoroso (é a constituição difícil de ser alterada).

2
Dislike0
User badge image

lair andrade

NOSSA CONSTITUIÇÃO É CONSIDERADA RIGIDA, POIS POSSUI PROTOCOLOS RIGIDOS PARA MUDANÇAS OU ACRESCENTAR EM LEIS. UMA CONSTUIÇÃO É CONSIDERADA SUPER-RIGIDA QUANDO ELA POSSUI CLAUSULAS PETREAS, LOGO NOSSA CONSTITUIÃO TAMBEM PODE SER CONSIDERADA SUPER RIGIDA. SE EM UM CONCURSO ESTIVER AS DUAS OPÇOES, MARCA-SE SUPER RIGIDA!

2
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

As constituições, quanto à estabilidade, podem ser classificadas como:

  • flexíveis: as que o processo de alteração da constituição é igual ao das leis comuns;
  • semirrígidas: em parte exigem um procedimento mais dificultoso, e em parte o procedimento das leis comuns;
  • rígidas: exigem um procedimento mais dificultoso para alteração em toda a constituição;
  • imutáveis: não admitem modificação no seu texto;

Alguns doutrinadores acrescentam uma categoria, que ficaria entre as rígidas e as imutáveis, chamada super-rígida. Para esses, as super-rígidas são aquelas em que parte da constituição tem processo de alteração mais dificultoso do que as leis comuns, e em parte são imutáveis.

A Constituição de 1988 é classificada pela doutrina majoritária como uma Constituição Rígida, uma vez que seu processo de alteração é mais rígido e dificultoso do que o das normas não constitucionais. A Rigidez fica clara quando da leitura do artigo 60, parágrafo 2º, em comparação com o artigo 47 e 69.

"Art. 60, § 2º. A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros".

"Art. 47. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas Comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros."

"Art. 69. As leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta."

Alguns doutrinadores, no entanto, que consideram que existe tal categoria, dizem que a Constituição de 1988 é super-rígida, uma vez que, além do processo mais dificultoso, possui algumas disposições inalteráveis, que são as chamadas cláusulas pétreas. 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais