Buscar

Joao atravessou fora da faixa depois de tomar 3 cervejas e foi atropelado. Questiona-se.

1) Há indenização?

2) Havendo ou não, qual o fato gerador da invenização e qual espécioa de indenização estamos falando?

💡 2 Respostas

User badge image

Aleandro Santos

 Não há como imputar culpa ao motorista requerido pelo evento danoso, se o mesmo, ao conduzir o veículo em pista de rolamento de tráfego intenso, é surpreendido com a presença da pedestre, que efetua a travessia da via abruptamente, no meio da quadra, portanto, fora da faixade pedestre.(obviamente se o motorista estiver trafegando na velocidade permitida)

No trânsito, deve-se imperar o princípio da confiança, no qual o agente motorista agirá seguindo as regras do respectivo código, esperando que terceiros vão, também, cumpri-las. Se o conjunto probatório aponta para o excesso de velocidade do motorista, mas exprime um comportamento temerário do pedestre, que atravessa fora da faixa de segurança e com o tráfego aberto para os veículos, não há como se falar em culpa do réu, prevalecendo a dúvida razoável em seu benefício, pois o movimento da vítima foge do padrão mediano.

0
Dislike0
User badge image

Nicole Martinez

1) Ao se falar em indenização vc já está no campo de direito civil, especificamente em responsabilidade civil. Nesse caso especifíco, aconteceu o que é chamado em civil de concorrência de culpa, prevista no artigo 945 CC ("se a vítima tiver CONCORRIDO CULPOSAMENTE para o EVENTO DANOSO, a sua indenização será FIXADA tendo-se em conta a gravidade de SUA CULPA EM CONFRONTO com a do AUTOR do dano"). Fala-se em concorrência pq Joao tbm foi imprudente (atravessou fora da faixa). 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais