Buscar

Sobre os mecanismos de controle neuroendócrino, assinale a alternativa correta

Sobre os mecanismos de controle neuroendócrino, assinale a alternativa correta.

A

A resposta dos tecidos aos hormônios obedece ao princípio do “tudo ou nada“ como observado na ativação neural, independente de qualquer fator.

B

Para que o hormônio possa interagir com a célula-alvo, ele precisa ser reconhecido por um receptor específico, estabelecendo então, a especificidade da ação hormonal.

C

Após sua ação sobre as células-alvo, os hormônios podem ser acumulados no corpo ou podem ser inativados, por ação de enzimas de degradação, e os metabólitos resultantes são excretados essencialmente pelo fígado.

D

Quanto maior o número de receptores, menor será a resposta a um dado nível da contração do hormônio, uma vez que isto aumenta a sensibilidade do tecido ao hormônio.

E

A reatividade e a sensibilidade do órgão-alvo, à estimulação hormonal, variam exclusivamente, em razão do número de receptores.

 
 Você já respondeu e acertou esse exercício. 
A resposta correta é: B.

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A resposta correta é letra B), vamos relembrar como funciona esse mecânismo.


Outro importante aspecto é a forma que cada classe de hormônios (lipo e hidrofílicos) utiliza para se ligar a seus receptores nas células. Em primeiro lugar devemos lembrar que todo hormônio tem seu receptor específico e o numero de receptores para um determinado hormônio é bem maior que o necessário. Por exemplo: se de todos os receptores existentes 50% estiverem ocupados já é suficiente para se provocar a resposta biológica máxima. Além disso, quanto maior for á afinidade entre o hormônio e o receptor mais duradouro seja a resposta celular. 


Hormônios proteicos encontram seus receptores nas membranas plasmáticas das células alvo que são seus intermediários, já que pela sua característica hidrofílica não possui permeabilidade na membrana, que ativam uma proteína no interior da célula.


Já os hormônios esteroides não têm esse problema, por serem lipofílicos podem penetrar em todas as células do organismo e encontram seus receptores no citoplasma ou no núcleo das células alvo.

fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/veterinaria/interacao-hormonio-receptor/21332

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais