Buscar

A manifestação silenciosa, ela pode ser considerada manifestação de vontade?

💡 3 Respostas

User badge image

Deisimara Nogueira

Sim, nos casos em que a pessoa tinha um tempo a se manisfestar caso não quisesse ou quisesse determinado bem ou serviço, e vencido o prazo para se manifestar não se manifestou, considera-se então que houve consentimento de forma silenciosa.

0
Dislike0
User badge image

Roberto Mazzaropy

a pessoa tem 30 dias pra se manifesta
0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O silêncio como forma de manifestação de vontade é possível como regra geral, mas nem sempre essa afirmativa será aplicável.

O próprio Código Civil prevê que o silêncio será aceito como anuência, quando as circunstâncias ou os usos locais assim o permitir:

Art. 111. O silêncio importa anuência, quando as circunstâncias ou os usos o autorizarem, e não for necessária a declaração de vontade expressa.

 

Em caso de doação, por exemplo, o silêncio do donatário ciente é interpretado como aceitação da herança:

Art. 539. O doador pode fixar prazo ao donatário, para declarar se aceita ou não a liberalidade. Desde que o donatário, ciente do prazo, não faça, dentro dele, a declaração, entender-se-á que aceitou, se a doação não for sujeita a encargo.

 

O silêncio algumas vezes pode ser interpratrado tambem como uma afirmação negativa. É o caso do art. 299, p.ú., CC:

Art. 299. É facultado a terceiro assumir a obrigação do devedor, com o consentimento expresso do credor, ficando exonerado o devedor primitivo, salvo se aquele, ao tempo da assunção, era insolvente e o credor o ignorava.

Parágrafo único. Qualquer das partes pode assinar prazo ao credor para que consinta na assunção da dívida, interpretando-se o seu silêncio como recusa.

 

Por outro lado, a própria Lei Civil nos dá exemplos de situações em que o silêncio não pode ser admitido como manifestação de vontade. É o caso da aceitação ou não de herança, nos termos do art. 1.807, CC:

Art. 1.807. O interessado em que o herdeiro declare se aceita, ou não, a herança, poderá, vinte dias após aberta a sucessão, requerer ao juiz prazo razoável, não maior de trinta dias, para, nele, se pronunciar o herdeiro, sob pena de se haver a herança por aceita.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais