Buscar

Como varia o tamanho dos átomos da esquerda para a direita num período e de cima para baixo num grupo da tabela periódica? Quais são as razões?

De acordo com o livro de D.Lee

💡 3 Respostas

User badge image

douglas gabriel

1º) Da esquerda para a direita: O tamanho ou raio atômico tende a diminuir da esquerda para a direita pois os elétrons estão mais fortemente atraídos pelo núcleo, que aplica uma carga nuclear maior sobre os elétrons de Valencia, e não é verificado o efeito de blindagem, comum nos metais alcalinos e alcalinos terrosos, que tendem a afastar os elétrons de valencia e assim aumentar o raio atômico. 

2º De cima para baixo: Em uma mesma família ou grupo da tabela periódica (como você preferiu chamar) o tamanho do átomo tende a aumentar pois os mesmos tem mais elétrons ( tem "mais uma camada" digamos, sendo um pouco mais simples), logo tendem a ser maiores. 

Espero ter ajudado

9
Dislike0
User badge image

Medice Bruno

 

Eletroposividade. O número de elétrons perdidos por um átomo eletropositivo e de elétrons recebidos por um átomo eletronegativo é indicado pelo número de oxidação do elemento, que é, respectivamente positivo e negativo o período, os raios diminuem da esquerda para a direita, pois aumenta o número de prótons , aumenta a atração núcleo-elétrons e o átomo encolhe.

<-----------------------------------------------------------

A afinidade eletrônica, definida como a quantidade de energia liberada no processo em que um átomo isolado, no seu estado fundamental, recebe um elétron, formando um íon negativo (ânion), assim grupo família, os raios aumentam de cima para baixo porque à medida que novos níveis de energia vão sendo ocupados, o tamanho do átomo vai aumentando. 

------------------------------------> 

obs Tem outras rezoes tambem  dando uma ajuda pra vc boa noite

 

3
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

O tamanho dos átomos diminui da esquerda para a direita ao longo de um período da tabela periódica. Por exemplo, passando do lítio ao berílio, uma carga positiva (próton) é acrescentada ao núcleo, bem como um elétron orbital adicional. O aumento da carga nuclear provoca um aumento da força de atração de todos os elétrons circundantes pelo núcleo. Num dado período, o metal alcalino é o maior átomo e o halogênio o menor. E descendo ao longo de um grupo da tabela periódica, o tamanho do átomo aumenta devido ao efeito dos níveis eletrônicos que vão sendo acrescentados, que se sobressai ao efeito provocado pelo aumento da carga nuclear.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais