Buscar

Suponha que você tenha um final de semana para desempenhar duas atividades que não pode desempenhar antes :

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Nesse caso, o custo de Oportunidade de dedicar seu final de semana todo assistindo os filmes, corresponde ao tempo de estudo que deverá fazer para realizar a prova. O custo de oportunidade de fazer uma escolha específica é o valor da escolha mais valiosa dentre as que não foram tomadas. Quando uma opção é escolhida dentre alternativas, o custo de oportunidade é o "custo" incorrido por não usufruir do benefício associado à melhor opção alternativa.

Em termos simples, o custo de oportunidade é o benefício perdido da próxima melhor alternativa que não está selecionada. O custo de oportunidade é um conceito-chave em economia e foi descrito como expressando "a relação básica entre escassez e escolha ".

A noção de custo de oportunidade desempenha um papel crucial nas tentativas de garantir que recursos escassos sejam usados com eficiência. Os custos de oportunidade não se restringem aos custos monetários ou financeiros: o custo real da produção perdida , tempo perdido, prazer ou qualquer outro benefício que ofereça utilidade também deve ser considerado um custo de oportunidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais