Buscar

Parecer Juridíco

O seu escreitório de advocacia foi aprovado por alguns representantes de moradores de bairo do seu município. Eles pretendem anular o ato do Prefeito Municipal que firmou com parceria com o Governo do Estado, a fim de melhorara segurança pública no município. O termo de parceria atribuiu significativa responsabilidade ao município, como encargos com aquisição de viaturas para as policias civil e militar, que atuarão naquela circunscrição, além de pagamentos de "Prêmios" em dinheiro aos piliciais quando as metas para a diminuilção da violência forem, semestralmente, atingidas. O município também se comprometeu em pagar a remuneração dos policiais militares excedentes alocados para prestarem serviços no município, e a construir cinco novas bases para a Polícia militar, cujo ónus de construção e manutenção/ reparos ficará por conta desta Unidade Federativa. Para tanto, verbas significativas que eram destinadas à sauúde e à educação foram reduzidas substancialmente, ampliando-se o número de crianças sem vaga em creches e, inclusive, em ecolas de ensino infantil e fuundamental. A parceria doi celebrada com parâmetro em recente lei municipal, que autoriza o município a firma esse tipo de convênio.

 Os consulentes almejam uma orientação sobre o que é possível fazer e por meio de quias medidas será possível buscar a anulação da parceria firmada entre Município e Estado.

 

Me Ajudem Por Favor!!!

💡 2 Respostas

User badge image

Danielson Pessoa

nao sei!!!!!

0
Dislike0
User badge image

Gabriela Gattulli

O instrumento adequado é a Ação Popular, prevista no artigo 5º, LXXIII, da CF. Tal ação permite ao cidadão recorrer à Justiça na defesa da coletividade para prevenir ou reformar atos lesivos que forem cometidos por agentes públicos ou a eles equiparados por lei ou delegação. Há também a possibilidade de uma ação popular ser aberta quando a administração pública for omissa em relação a atos que deveria praticar.Todos os eleitores brasileiros, incluindo os menores de 18 anos, têm legitimidade para propor uma ação desse tipo. Há, no entanto, a necessidade de se demonstrar a lesividade ou ameaça ao direito provocada pelo ato da administração pública ou pela omissão desta.Esse instrumento é regido pela Lei 4717. A ação pode ser proposta para resguardar a moralidade administrativa, o meio ambiente e o patrimônio público, histórico e cultural. Cabe uma ação popular, por exemplo, quando é considerado abusivo o reajuste sobre o salário de vereadores de determinada câmara municipal. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Question Icon

Constitucional Parecer Juridico

Direito Constitucional I

UNOPAR

User badge image

Rogerio Casone