Buscar

Discursiva

A dualidade estrutural do sistema de ensino brasileiro se caracteriza por uma bifurcação histórica entre o ensino das diferentes classes sociais, garantindo a cada uma das classes sociais fundamentais uma trajetória escolar diferenciada. Até os anos 60, o acesso ao nível superior se dava pelo domínio de conteúdos gerais, das letras, das humanidades, dos saberes de classe, próprios dos cursos regulares, os únicos reconhecidos como válidos para aqueles que iriam desenvolver as funções dirigentes. Não se reconhece como ciência o saber próprio de um campo específico do trabalho, não garantindo aos egressos dos cursos técnicos o acesso ao ensino superior. Que legislação supera de fato, pela primeira vez na história da educação profissional no Brasil esta separação dos estudos de nível médio? Por que isso ocorreu? Quais seus efeitos sobre a dualidade estrutural.

💡 2 Respostas

User badge image

Elizabete Fernandes

dualidade

1
Dislike0
User badge image

Adriana Santos

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 4.024 de 1961, reconhece a articulação entre ensino profissional e ensino regular e produz a plena equivalência entre os cursos profissionalizantes e os propedêuticos em função da continuidade dos estudos. A nova lei tinha como pano de fundo a noção de que o Brasil deveria se modernizar e dar ênfase ao ensino técnico-profissionalizante e à educação para o trabalho.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais