Buscar

Como fazer a fundamentação de um artigo?

Fundamentação do decreto-lei n° 4.657

💡 5 Respostas

User badge image

Felipe Antunes

Na verdade a fundamentação é o próprio artigo, se estás a falar da fundamentação legal! O que tu deves fazer, além de citar as normas do direito que regulamentam tua pretenção, é elaborar um nexo causal entre o caso concreto e a norma. Ou seja, fundamentar o porque de determinado caso se enquadrar na previsão legal.

 Por exemplo: Num acidente de trânsito tu fundamenta a pretenção na reparação do dano sofrido com base no Art. 159 do CC, que dospõe "Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência, ou imprudência, violar direito, ou causar prejuízo a outrem, fica obrigado a reparar o dano". 


Na fundamentação tu deverá "convencer o juiz" do porque a ação do outro motorista foi negligente ou imprudente e, consequentemente lhe causou os danos.

 

Espero ter ajudado! :D

8
Dislike0
User badge image

luana

A pergunta mais correta é: como fundamento minhas argumentações com base em um dispositivo legal? Falo isso, porque a fundamentação não é do artigo e sim de sua argumentação. Vou responder com um exemplo: A lei fala: Art. 1o Salvo disposição contrária, a lei começa a vigorar em todo o país quarenta e cinco dias depois de oficialmente publicada. PEDRINHO FOI LESADO PELA LOJA MARIZA, ELE ENTRA COM UMA AÇÃO JUDICIAL  E QUER SE BENEFICIAR DE UMA CERTA LEI, A LEI 1000,MAS ELA AINDA NÃO ENTROU EM VIGOR, POIS SÓ TEM NEM 10 DIAS QUE ELA FOI PUBLICADA, E, COMO A LEI DIZ, ELA SÓ ENTRA EM VIGOR COM 45 DIA. POIS BEM ESSE É O CASO.VAMOS ENQUADRÁ-LO NO DISPOSITIVO.PRIMEIRO EU DESCREVO O FATO: PEDRINHO FOI LESADO PELA LOJA MARIZA E SE UTILIZA DO DISPOSITIVO LEGAL 1000, EM SUA DEFESA.PEDRINHO NÃO PODE FAZER ISSO, PORQUE ESSE DISPOSITIVO AINDA NÃO ENTROU EM VIGOR, POIS QUE AINDA NÃO FOI CUMPRIDO O PRAZO DE 45DIAS, CONFORME EXIGIDO PELA LEI 4.657,ARTIGO 10.Entendeu? modelinho: descreva o fato de forma resumida,emita sua opiniao, se você concorda ou nãO e o porquê de sua resposta,depois você usa o artigo para fundamentar juridicamente sua resposta, pois suas argumentações devem sempre ter base legal e nunca base em um achismo.Em outras palavras: eu falo isso, isso e isso, porque a lei fala isso, isso e isso no artigo tal é diferente de vc falar, eu falo isso, isso e isso porque eu acho que as coisas tem que ser assim.Quando fundamentamos, falamos a lei com nossas,enquadramos nosso caso dentro da lei.    Usei uma linguagem bem simples para você entender, pois sei que nessa fase qualquer palavrinha diferente atrapalha nossa compreensão.

7
Dislike0
User badge image

Roberta Galvão

muuuuito obrigada. ????
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais