Buscar

Como os microorganismos se tornam resistentes a diferentes antimicrobianos?

💡 4 Respostas

User badge image

Denilson Aquino

Olá!! No caso das bactérias, por exemplo, acontece o seguinte: Quando você para de tomar um antibiótico no horário recomendado, é como se você parasse de fornecer "armas" para destruir as bactérias (claro que temos células específicas, mas estou falando dos medicamentos), ou seja, ela aproveita esse tempo para adquirir as informações do medicamento e, em seguida, se multiplica com aquela informação. Da próxima vez que você tomar o mesmo antibiótico, ele não fará efeito porque as bactérias já têm toda informação para poder se defender, ou seja, os microorganismos funcionam como nosso corpo, "produzindo anticorpos"

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

É comum a utilização de compostos antimicrobianos para eliminar microrganismos indesejados. Porém, alguns podem apresentar resistência aos antimicrobianos.

Essa resistência pode ser nativa do microrganismo ou adquirida. Os microrganismos podem adquirir a resistência por alguns mecanismos que são a mutação, a transformação, a transdução, a conjugação e a transposição. O primeiro consiste de mudanças no DNA do microrganismo diante da exposição ao antimicrobiano. O segundo ocorre por alterações no genótipo dos receptores do microrganismo. O terceiro consiste da incorporação do DNA microbiano por um vírus que o transfere para outro microrganismo. O quarto consiste de uma transferência genética de plasmídeos resistentes para outros organismos. Por fim, o quinto mecanismo corresponde à transposição de curtas sequências de DNA de plasmídeos para cromossomos.

Portanto, os microrganismos adquirem resistência à diferentes antimicrobianos através da mutação, transformação, transdução, conjugação ou transposição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais