Buscar

Alguém poderia me explicar a Teoria Orbitar Molecular?

Explicar o que  é a teoria e como que faz aquela distribuição naquele gráfico.

💡 2 Respostas

User badge image

Letícia Silvério

teoria dos orbitais moleculares (TOM) surgiu como mais uma ferramenta para explicar a formação das ligações químicas, assim como, teoria da ligação de valência, hibridização. Porém tem suas bases amparadas pelas funções de ondas advindas da mecânica quântica a qual ofereceu todo o respaldo para essa teoria.

Na verdade a TOM, simplesmente explica a existência do orbital na molécula, quando os orbitais atômicos (Aos) se unem eles desaparecem completamente originando 2 orbitais moleculares, o que da o direito a esta molécula de possuir uma nova configuração eletrônica. Um orbital é um lugar do espaço onde é provável que o elétron seja encontrado, sem dúvida esta é boa nova que nos trouxe a mecânica quântica, promovendo a combinação matemática das funções de onda dos AOs e como resultado obtém-se as novas funções de onda denominadas orbitais moleculares (MOs).

Uma dessas funções é de subtração e a outra de adição, visto que o resultado dessa combinação é igual a outras duas combinações podemos claramente dizer a função de onda adição fornece um MO ligante e a subtração fornece um MO antiligante são representados pelas letras gregas σ e π, este método de combinação é conhecido como LCAO (combinação linear de orbitais atômicos).

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A Teoria do Orbital Molecular (TOM) é uma maneira alternativa de se ver os orbitais nas moléculas. Em contraste com a ligação localizada e os pares isolados de elétrons de valência da TLV, a TOM supõe que orbitais atômicos puros dos átomos na molécula combinam-se para produzir orbitais que são espalhados, ou delocalizados, sobre diversos átomos ou mesmo sobre uma molécula inteira. Esses orbitais são chamados de orbitais moleculares.

Na TOM, todos os elétrons de valência da molécula estão delocalizados sobre toda a molécula, isto é, não pertencem a nenhuma ligação em particular – ocupam os orbitais moleculares.

- Do mesmo modo que nos átomos os elétrons são encontrados em orbitais atômicos, nas moléculas, os elétrons são encontrados nos orbitais moleculares.

Orbitais moleculares:

•cada um contém um máximo de dois elétrons;

•têm energias definidas;

•podem ser visualizados com diagramas de contorno;

•estão associados com uma molécula como um todo.

O preenchimento deve ser feito seguindo a regra de Hund e o princípio de Pauli, cada orbital acomoda no máximo dois elétrons de spin contrário. Começamos a preencher os orbitais com menor nível de energia. Para a molécula de H2, cada átomo de hidrogênio possui um elétron em seus orbitais atômicos. Dois orbitais atômicos são iguais a dois orbitais moleculares, um ligante (σ) e um antiligante (σ*), um com menor energia, e um com maior energia. Começamos a distribuir os elétrons no orbital de menor energia.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais