Buscar

Prática de Titulação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prática 3: Titulação
SENAI CIMATEC
Curso de Engenharia Química
Química Inorgânica Prática
SALVADOR – BA
21 DE SETEMBRO DE 2020
1 – Introdução
Se manifestando na forma de água, vidro, refrigerante, álcool, gasolina e muitas outras misturas homogêneas, questões relacionadas às soluções há muito já se foi inserido a rotina das pessoas e dos laboratórios de química. Segundo Martha Reis, solução é um conjunto de partículas de soluto (átomos, íons ou moléculas) cujo se encontram totalmente dissolvidos no solvente. Esse processo, denominado dissolução, está relacionado ao estabelecimento de forças de atração entre as partículas das substâncias que constituem a solução. Assim, analisando o soluto, é possível dizer que a sua separação do solvente não pode ser realizado por nenhum processo mecânico (ultrafiltração) e sim por processos físicos como, por exemplo, a destilação [3].
Embora o conceito de solução seja relativamente amplo, existe um tipo que possui uma ênfase maior: soluções aquosas de um soluto (sólido, líquido ou gás) dissolvido em água. Nesses casos, o solvente água está presente em quantidades bem superiores aos solutos. A composição de uma solução é descrita quantitativamente especificando-se as quantidades de solvente e de soluto. Essas quantificações podem ser feitas de várias maneiras: por meio da fração molar, da porcentagem em massa ou volume, da massa e do número de mols. Dependendo da maneira escolhida para quantificação, é possível obter as diferentes maneiras de exprimir a concentração dos componentes [5].
Um meio de demonstrar a concentração é relação da massa do soluto dissolvida em relação ao volume da solução expressa através da equação (1) [5].
 (1)
Consistindo em acrescentar solvente a uma solução de modo a diminuir sua concentração, a diluição propõe que a quantidade de soluto permaneça inalterada. Dessa forma, como no processo de diluição e concentração de soluções a massa do soluto é a mesma antes e depois da variação na quantidade de solvente, então os produtos da concentração em massa pelo volume das soluções: inicial e final são iguais, expressa através da equação (2) [3].
 (2)
Segundo David S. Hage e James D. Carr a titulação, ou ‘análise titrimétrica, é um processo no qual a quantidade de analito em uma amostra é determinada adicionando-se uma quantidade conhecida de um reagente que reage completamente com o analito de uma forma bem definida. O reagente combinado com o analito nesse método é conhecido como titulante. Durante o processo, a mistura titulante/amostra é examinada quando a mudanças em pH, cor ou outra propriedade mensurável que possa servir para sinalizar quando o analito foi completamente consumido pelo titulante. A titulação ácido-base Figura 1 é um tipo especial de titulação em que a reação de um ácido com uma base é usada para medir um analito [4].
Figura 1. Equipamento utilizado na titulação ácido-base.
 
Fonte: HAGE & CARR, 2012.
Para saber com certeza o momento em que a reação entre as soluções X e Y foi total, sem que reste nenhum dos reagentes em excesso, o denominado ponto de viragem, usa-se um indicador. Pode-se escolher, dentre uma série de indicadores aquele que é mais apropriado a cada tipo de titulação. Um dos mais utilizados em reações de neutralização simples (como as que formam sais de caráter neutro) é a fenolftaleína [3].
2 - Objetivos
O objetivo deste experimento é realizar uma titulação para uma solução de hidróxido de sódio padronizada para determinar a acidez total em suco de laranja.
3 - Material e Métodos
Os materiais utilizados durante o desenvolvimento da prática, bem como os procedimentos realizados estão descritos nos tópicos a seguir.
3.1 MATERIAIS
• Béqueres;
• Erlenmeyer;
• Pipeta volumétrica; 
• Pipetador;
• Suco de laranja;
• Água destilada;
• Fenolftaleína;
• Hidróxido de sódio (NaOH – 0,1 mol/L).
3.2 MÉTODOS
Para realização desta prática, primeiramente separou-se os materiais e os utensílios necessários. 
Utilizando um béquer de 100mL como recipiente, foi transferido 20 mL da amostra de suco de laranja armazenado na pisseta. Com o auxílio do pipetador, pipetou-se 10 mL desse suco de laranja e transferiu-se para o erlenmeyer. Colocou-se na bureta 50 mL de água destilada e posteriormente despejou-se no erlenmeyer. Por fim, adicionou-se 5 gotas do indicador fenolftaleína, e realizou-se pequenos movimentos para obter a mistura da solução. 
Para o processo de titulação, completou-se a bureta com a solução padrão de NaOH. Com o erlenmeyer abaixo da bureta, gotejou-se uma pequena quantidade fazendo movimentos rotacionais até a solução ficar com uma coloração rósea. Posteriormente, anotou-se o valor de hidróxido de sódio consumido na titulação e os resultados observados .
4 - Resultados e Discussão
	A partir das etapas seguidas durante o processo de experiência no laboratório virtual, foi possível neutralizar a amostra de suco de laranja diluído em água destilada utilizando a fenolftaleína como indicador ácido-base e o hidróxido de sódio 0,1 mol/L como o fluido titulante.
Figura 2. Sistema para titulação da mistura.
Pode-se observar acima que a mistura tem uma coloração levemente amarelada por conta do suco de laranja.
Figura 3. Mistura após titulação.
Pode-se observar o ponto de viragem, o qual foi identificado com o aparecimento de uma coloração rósea na mistura, causado pela atividade da fenolftaleína. Esse indicador, muda de cor de acordo com o grau de dissociação (pH do meio). Tendo em vista isso, obteve-se a quantidade de o hidróxido de sódio necessária para a neutralização da mistura, como pode-se observar na figura 4 abaixo.
Figura 4. Escala da bureta após titulação.
Na figura 4 acima, pode-se observar a escala da bureta, a qual indica que o valor de hidróxido de sódio consumido na titulação da solução foi de 9,5 mL. 
A partir desse valor, pode-se determinar a acidez da mistura com base na estequiometria da reação de neutralização. Essa reação é expressa por: 
H3Ci + 3 NaOH => 3 NaCi + 3 H2O
Onde H3Ci é o ácido cítrico (ácido fraco), NaOH é o hidróxido de sódio (base forte) e 3 NaCi é o citrato de sódio (sal).
Considerando que foram utilizados 10 mL de suco de laranja e 9,5 mL de NaOH 0,1 mol/L, tem-se que:
Suco de Laranja [H+]= ?
V Suco de Laranja = 10 mL ou 0,01 L
NaOH [OH-]= 0,1 mol/L 
V de NaOH = 9,5 mL ou 0,0095 L
 HACítrico = NaOH 
 C1 . V1 = C2 . V2
C1 . 0,01 = 0,1 . 0,0095
C1 . 0,01 = 0,00095 
C1= 0,095 mol/L 
Determinada a concentração molar de ácido cítrico igual a 0,095 mol/L, utiliza-se o logaritmo negativo da concentração de íons H+ para o cálculo do pH.
pH = − log [H+]
pH= − log (0,095)
pH= 1,02
De acordo com a legislação brasileira vigente, a relação entre sólidos solúveis (SST)/acidez total titulável (ATT), em g/100g de ácido cítrico anidro, tem mínima de 7,0. Contudo, a mesma não estabelece um valor máximo para este parâmetro.[1]
O valor calculado (1,02) encontra-se fora da faixa de pH característica de frutas cítricas, que varía de 3,40 a 4,00. Porém, a legislação não estabelece um valor mínimo de pH como padrão de identidade e qualidade para o caso do suco de laranja, sendo necessário recorrer a dados fornecidos pela indústria produtora dessas bebidas.[2] 
5 - Conclusão
	Ao fim de todo o processo experimental conduzido no ambiente do laboratório virtual, foi possível se concluir que era sim possível se inferir algumas grandezas do produto em questão a partir do método de titulação. Com base nisso, o método de titulação foi importante para, por meio de cálculos, se obter respostas objetivas acerca do pH do suco, que foi concluído fora da faixa característica de frutas cítricas. 
6 - Referências
1BRASIL. Ministério da Agricultura. Instrução Normativa nº1, de 7 de Janeiro de 2000. Complementa padrões de identidade e qualidade para suco de laranja. , Brasília, 10 de Janeiro de 2000.
2CORRÊA-NETO, R.S.; FARIA. J.A.F. Fatores que influem na qualidade do suco de laranja.Ciênc. Tecnol. Aliment, v. 19, n. 1, p. 153-160, 1999.
3FONSECA, MARTHA REIS. Interatividade química: cidadania, participação e transformação: volume único. – São Paulo: FTD, 2003. Coleção Delta.
4HAGE, DAVID S., CARR, JAMES D. Química analítica e análise quantitativa. 1ª. ed.- São Paulo: Person Prentice Hall, 2012.
5MAIA, DALTAMIR JUSTINO. Química geral: fundamentos. J. C. de A. Bianchi. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
SALVADOR – BA
19 DE OUTUBRO DE 2020
SENAI CIMATEC
 
Curso de Engenharia Química
 
Química Inorgânica Prática
 
 
SALVADOR 
–
 
BA
 
2
1
 
DE 
SETEMBRO
 
DE 20
20
 
Prática 
3
: 
Titulação
 
 
 
1 
–
 
Introdução
 
Se manifestando na forma de água, vidro, refrigerante, 
álcool, gasolina e muitas outras misturas homogêneas, 
questões relacionadas às soluções há muito já se foi inserido 
a rotina das pessoas e dos laboratórios de química. Segundo 
Martha Reis, solução é um
 
conjunto de partículas de soluto 
(átomos, íons ou moléculas) cujo se encontram totalmente 
dissolvidos no solvente. Esse processo, denominado 
dissolução, está relacionado ao estabelecimento de forças de 
atração entre as partículas das substâncias que const
ituem a 
solução. Assim, analisando o soluto, é possível dizer que a 
sua separação do solvente não pode ser realizado por nenhum 
processo mecânico (ultrafiltração) e sim por processos 
físicos como, por exemplo, a destilação 
[3]
.
 
Embora o conceito de solução
 
seja relativamente amplo, 
existe um tipo que possui uma ênfase maior: soluções 
aquosas de um soluto (sólido, líquido ou gás) dissolvido em 
água. Nesses casos, o solvente água está presente em 
quantidades bem superiores aos solutos. A composição de 
uma sol
ução é descrita quantitativamente especificando
-
se 
as quantidades de solvente e de soluto. Essas quantificações 
podem ser feitas de várias maneiras: por meio da fração 
molar, da porcentagem em massa ou volume, da massa e do 
número de mols. Dependendo da ma
neira escolhida para 
quantificação, é possível obter as diferentes maneiras de 
exprimir a concentração dos componentes 
[5]
.
 
Um meio de demonstrar a concentração é relação da massa 
do soluto dissolvida em relação ao volume da solução 
expressa através da equ
ação (1) 
[5]
.
 
 
 
??
=
??
????????????
??
????????
çã
??
 
(1)
 
 
Consistindo em acrescentar solvente a uma solução de modo 
a diminuir sua concentração, a diluição propõe que a 
quantidade de soluto permaneça inalterada. Dessa form
a, 
como no processo de diluição e concentração de soluções a 
massa do soluto é a mesma antes e depois da variação na 
quantidade de solvente, então os produtos da concentração 
em massa pelo volume das soluções: inicial e final são iguais, 
expressa através d
a equação (2) 
[3]
.
 
 
 
??
1
·
??
1
=
??
2
·
??
2
 
 
(2)
 
Segundo David S. Hage e James D. Carr a
 
titulação, ou 
‘análise titrimétrica, é um processo no qual a quantidade de 
analito em uma amostra é determinada adicionando
-
se uma 
quantidade conhecida de um reagente que reage 
completamente com o analito de uma forma bem definida. O 
reagente combinado co
m o analito nesse método é conhecido 
como titulante. Durante o processo, a mistura 
titulante/amostra é examinada quando a mudanças em pH, 
cor ou outra propriedade mensurável que possa servir para 
sinalizar quando o analito foi completamente consumido 
pelo 
titulante. A titulação ácido
-
base Figura 1 é um tipo 
especial de titulação em que a reação de um ácido com uma 
base é usada para medir um analito 
[4]
.
 
Figura 1.
 
Equipamento utilizado na titulação ácido
-
base.
 
 
 
Fonte: HAGE & CARR, 2012.
 
Para saber com certeza o momento em que a reação entre as 
soluções X e Y foi total, sem que reste nenhum dos reagentes 
em excesso, o denominado ponto de viragem, usa
-
se um 
indicador. Pode
-
se escolher, dentre uma série de indicadores 
aquele que é mais aprop
riado a cada tipo de titulação. Um 
dos mais utilizados em reações de neutralização simples 
(como as que formam sais de caráter neutro) é a fenolftaleína 
[3]
.
 
2 
-
 
Objetivos
 
O objetivo deste experimento é realizar uma titulação para 
uma solução de hidróxido de sódio padronizada para 
determinar a acidez total em suco de laranja.
 
3 
-
 
Material e Métodos
 
Os materiais utilizados durante o desenvolvimento da 
prática, bem como os procedimentos realizados estão 
descritos nos tópicos a seguir.
 
 
3.1 MATERIAIS
 
• Béqueres;
 
• Erlenmeyer;
 
• Pipeta volumétrica; 
 
• Pipetador;
 
• Suco de laranja;
 
• Água destilada;
 
• Fenolftaleína;
 
• Hidróxido de sódio (NaOH 
–
 
0,1 mol/L)
.
 
 
3.2 MÉTODOS
 
Para realização desta prática, primeiramente separou
-
se os 
materiais e os utensílios necessários. 
 
Utilizando um béquer de 100mL como recipiente, foi 
transferido 20 mL da amostra de suc
o de laranja armazenado 
SENAI CIMATEC 
Curso de Engenharia Química 
Química Inorgânica Prática 
 
SALVADOR – BA 
21 DE SETEMBRO DE 2020 
Prática 3: Titulação 
 
 
1 – Introdução 
Se manifestando na forma de água, vidro, refrigerante, 
álcool, gasolina e muitas outras misturas homogêneas, 
questões relacionadas às soluções há muito já se foi inserido 
a rotina das pessoas e dos laboratórios de química. Segundo 
Martha Reis, solução é um conjunto de partículas de soluto 
(átomos, íons ou moléculas) cujo se encontram totalmente 
dissolvidos no solvente. Esse processo, denominado 
dissolução, está relacionado ao estabelecimento de forças de 
atração entre as partículas das substâncias que constituem a 
solução. Assim, analisando o soluto, é possível dizer que a 
sua separação do solvente não pode ser realizado por nenhum 
processo mecânico (ultrafiltração) e sim por processos 
físicos como, por exemplo, a destilação 
[3]
. 
Embora o conceito de solução seja relativamente amplo, 
existe um tipo que possui uma ênfase maior: soluções 
aquosas de um soluto (sólido, líquido ou gás) dissolvido em 
água. Nesses casos, o solvente água está presente em 
quantidades bem superiores aos solutos. A composição de 
uma solução é descrita quantitativamente especificando-se 
as quantidades de solvente e de soluto. Essas quantificações 
podem ser feitas de várias maneiras: por meio da fração 
molar, da porcentagem em massa ou volume, da massa e do 
número de mols. Dependendo da maneira escolhida para 
quantificação, é possível obter as diferentes maneiras de 
exprimir a concentração dos componentes 
[5]
. 
Um meio de demonstrar a concentração é relação da massa 
do soluto dissolvida em relação ao volume da solução 
expressa através da equação (1) 
[5]
. 
 
 
??
=
??
????????????
??
????????çã??
 (1) 
 
Consistindo em acrescentar solvente a uma solução de modo 
a diminuir sua concentração, a diluição propõe que a 
quantidade de soluto permaneça inalterada. Dessa forma, 
como no processo de diluição e concentração de soluções a 
massa do soluto é a mesma antes e depois da variação na 
quantidade de solvente, então os produtos da concentração 
em massa pelo volume das soluções: inicial e final são iguais, 
expressa através da equação (2) 
[3]
. 
 
 
??
1
·??
1
=??
2
·??
2
 (2) 
Segundo David S. Hage e James D. Carr a titulação, ou 
‘análise titrimétrica, é um processo no qual a quantidade de 
analito em uma amostra é determinada adicionando-se uma 
quantidade conhecida de um reagente que reage 
completamente com o analito de uma forma bem definida. O 
reagente combinado com o analito nesse método é conhecido 
como titulante. Durante o processo, a mistura 
titulante/amostra é examinada quando a mudanças em pH, 
cor ou outra propriedade mensurável que possa servir para 
sinalizar quando o analito foi completamente consumido 
pelo titulante. A titulação ácido-base Figura 1 é umtipo 
especial de titulação em que a reação de um ácido com uma 
base é usada para medir um analito 
[4]
. 
Figura 1. Equipamento utilizado na titulação ácido-base. 
 
Fonte: HAGE & CARR, 2012. 
Para saber com certeza o momento em que a reação entre as 
soluções X e Y foi total, sem que reste nenhum dos reagentes 
em excesso, o denominado ponto de viragem, usa-se um 
indicador. Pode-se escolher, dentre uma série de indicadores 
aquele que é mais apropriado a cada tipo de titulação. Um 
dos mais utilizados em reações de neutralização simples 
(como as que formam sais de caráter neutro) é a fenolftaleína 
[3]
.
 
2 - Objetivos 
O objetivo deste experimento é realizar uma titulação para 
uma solução de hidróxido de sódio padronizada para 
determinar a acidez total em suco de laranja. 
3 - Material e Métodos 
Os materiais utilizados durante o desenvolvimento da 
prática, bem como os procedimentos realizados estão 
descritos nos tópicos a seguir. 
 
3.1 MATERIAIS 
• Béqueres; 
• Erlenmeyer; 
• Pipeta volumétrica; 
• Pipetador; 
• Suco de laranja; 
• Água destilada; 
• Fenolftaleína; 
• Hidróxido de sódio (NaOH – 0,1 mol/L). 
 
3.2 MÉTODOS 
Para realização desta prática, primeiramente separou-se os 
materiais e os utensílios necessários. 
Utilizando um béquer de 100mL como recipiente, foi 
transferido 20 mL da amostra de suco de laranja armazenado

Outros materiais