Buscar

estatística

Em um estado de avaliação de crescimento da população  de uma espécie de pássaros do cerrado, foram realizados n=50 de procedimento de captura e recaptura dos animais para o desenvolvimento de número médio de pássaros. Com base nos dados verificou-se uma média amostral igual a x=75 animais. Por estudos anteriores sabe-se que a variação de número de animais é o=10 animais. Diante disse estime qual o tamanho médio da população de pássaros naquela região adimitindo um nivel de significancia a 2%  

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!

User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática a teoria sobre o cálculo de intervalo de confiança para média quando a variância é populacional é desconhecida. Neste contexto, o intervalo de confiança \((IC)\) é calculado por meio da seguinte equação:

\(IC\left (\overline{X},1-\alpha \right)=\left [\overline{X}-z_{\frac{1-\alpha}{2}}\cdot s_{\overline{X}},\overline{X}+z_{\frac{1-\alpha}{2}}\cdot s_{\overline{X}} \right],\)

em que \(\overline{X}\) é a media amostral; \(\alpha\) o nível de significância; \(z\) o coeficiente obtida da tabela de distribuição normal; e \(s_{\overline{X}}=\dfrac{s}{\sqrt{n}}\), onde \(s\) é o desvio padrão da população e \(n\) o tamanho da amostra.

O procedimento de cálculo inicia-se com o coeficiente \(z\) e busca-se seu valor na Tabela de Distribuição Normal (para amostras com \(n<30\), utiliza-se a Tabela de Distribuição t de Student e no caso de \(n>30\), empresa-se a Tabela de Distribuição Normal), disponível em https://www.tudoengcivil.com.br/2014/10/tabela-de-distribuicao-normal.html (acesso 24 mai. 2018). Assim, para a primeira amostra:

\(\begin{align} z_{\frac{1-\alpha}{2}}&=z_{\frac{0,98}{2}} \\&=z_{\small{0,49}} \\&=2,32\overline6 \end{align}\)

Uma vez conhecido o coeficiente, calcula-se o intervalo de confiança:

\(\begin{align} IC\left (75;\text{ }0,98 \right)&=\left [75- 2,32\overline6\cdot\dfrac{10}{\sqrt{50}}; 75+ 2,32\overline6\cdot\dfrac{10}{\sqrt{50}} \right] \\&=\left [71,71;\text{ } 78,29 \right] \end{align}\)

Portanto, admintindo um nível de significância de \(2\text{ %}\), o intervalo de confiança é \( \boxed{IC\left (75;\text{ }0,98 \right)=\left [71,71;\text{ } 78,29 \right]} \).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais