Buscar

Livramento condicional

João Tenório, cidadão que atualmente possui 70 anos, foi processado e condenado por tentativa de homicídio qualificado (art. 121, §2º, I do CP c/c art. 14, inciso II do CP) à pena de 4 anos de reclusão. Nesse caso, pergunta-se: Esse delito é considerado como hediondo? Qual o regime de cumprimento de pena que deve ser imposto a João Tenório? É possível substituição da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos? É possível a concessão de sursis? Em sendo possível o livramento condicional, quais os requisitos objetivos e subjetivos para a concessão? Respostas fundamentadas. 

Respostas

User badge image

Glaucio André

Sim, o crime de homicídio qualificado é hediondo, conforme o artigo 1º, I, da lei 8.072/90. O regime inicial de cumprimento de pena é o fechado, pois, independente do que o artigo 33 do Código Penal preceitua, deverá ser considerada a legislação especial que trata dos crimes hediondos, na qual determina o mandamento já citado em seu artigo 2º, §1º. Os requisitos para a substituição por pena restritiva de direitos estão elencado no artigo 44 do CP, assim, segundo o inciso I deste artigo, é possível compreender que a conduta delituosa que utilizar violência ou grave ameaça à pessoa não poderá ter sua pena privativa substituida por falta dos requisitos legais. 

O fato em análise pode estar sujeito ao sursis, pois, impossibilitada a restritiva de direitos, resta o chamado sursis etário. João Tenório, por ter 70 anos, e ter condenação a 4 anos de pena privativa de liberdade  tem garantida a suspensão da pena, não esquecendo de mencionar o período de prova de 4 a 6 anos, segundo o artigo 77, §2º. Porém, é crucial fazer uma ressalva, o inciso II do artigo 77, este traz um dos requisitos subjetivos do sursis que é a presença de culpabilidade, antecedentes, conduta social e personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias favoráveis. Destarte, a qualificadora do crime por motivo torpe pode respaldar nas circunstâncias supra citadas.

Tal delito cometido por José Tenório pode ter garantido livramento condicional. Os requisitos para obtenção dessa medida estão elencados no artigo 83 do CP, sendo os objetivos: pena maior que dois anos; reparação do dano(se houver); e cumprimento de certa parcela da pena (2/3 para o crime hediondo). Os requisitos subjetivos são: bom comportamento carcerário; bom desempenho nas atividades desenvolvidas durante a pena; aptidão para sobreviver sob trabalho honesto; verificação da periculosidade do agente; e não ser reincidente específico em crimes hediondos. 

 

OBS: para não prolongar muito a resposta preferi não aprofundar sobre requisitos subjetivos que não foram referidos na questão, como as circunstâncias judiciais e a reincidência do agente.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Esse delito é considerado como hediondo? 

Sim, por se tratar de um homicídio qualificado independente de ele ser ou não tentado conforme o caput do artigo 1º e seu inciso I ambos da lei 8.072 de 1990 que dispõe:

Art. 1o São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, consumados ou tentados:      I – homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (art. 121, § 2o, incisos I, II, III, IV, V, VI e VII);    

Qual o regime de cumprimento de pena que deve ser imposto a João Tenório?

Regime aberto, pois ele é primário e a pena não é superior a 4 anos conforme o artigo 33 §2º "c" do Código Penal que dispõe: o condenado não reincidente, cuja pena seja igual ou inferior a 4 (quatro) anos, poderá, desde o início, cumpri-la em regime aberto.

É possível substituição da pena privativa de liberdade por pena restritiva de direitos?

Não, pois mesmo o crime não passando o patamar de 4 anos conforme o inciso I do artigo 44 do Código Penal ele foi cometido com violência contra a pessoa. 

    Art. 44. As penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade, quando: 

        I – aplicada pena privativa de liberdade não superior a quatro anos e o crime não for cometido com violência ou grave ameaça à pessoa ou, qualquer que seja a pena aplicada, se o crime for culposo;

É possível a concessão de sursis

Sim, pois como no caso não é cabível a substituição em tese é possível o sursis em virtude da não reincidência em crime doloso e se o condenado tiver suas circunstâncias judiciais favoráveis. Deve modo será possível os sursis etário (pena não superior a 4 anos e o condenado com idade maior de 70 anos). 

   Requisitos da suspensão da pena

        Art. 77 - A execução da pena privativa de liberdade, não superior a 2 (dois) anos, poderá ser suspensa, por 2 (dois) a 4 (quatro) anos, desde que: 

        I - o condenado não seja reincidente em crime doloso; 

        II - a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e personalidade do agente, bem como os motivos e as circunstâncias autorizem a concessão do benefício;

        III - Não seja indicada ou cabível a substituição prevista no art. 44 deste Código. 

        § 1º - A condenação anterior a pena de multa não impede a concessão do benefício.

§2º A execução da pena privativa de liberdade, não superior a quatro anos, poderá ser suspensa, por quatro a seis anos, desde que o condenado seja maior de setenta anos de idade, ou razões de saúde justifiquem a suspensão. 

 Em sendo possível o livramento condicional, quais os requisitos objetivos e subjetivos para a concessão? 

É possível conforme o artigo 83 inciso V do Código Penal.

Requisitos objetivos: 

Pena privativa de liberdade igual ou superior a 2 anos (no caso aqui a pena foi de 4 anos).

Cumprimento de mais de 2/3 da pena (pois trata-se de um crime hediondo).

Requisito subjetivo:

 Comprovado comportamento satisfatório durante a execução da pena, bom desempenho no trabalho que lhe foi atribuído e aptidão para prover à própria subsistência mediante trabalho honesto.

 

0
Dislike0
User badge image

Emanuel Marcelo

Excelente
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando