Buscar

A anemia falciforme não e uma doença monogênica?

💡 2 Respostas

User badge image

Pedro Henrique de Araújo Silva

A Anemia falciforme é uma doença hematológica hereditária, evidenciada pela mutação de um único gene, então sim, é uma doença monogênica!

Ela caracteriza-se pela má formação/anomalias nas hemácias, as quais obtém um formato de foice, que dificulta o transporte de oxigênio (causando hipóxia tecidular) e a liberação de gás carbônico (que acidifica o sangue).

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A anemia falciforme é uma forma hereditária de anemia - uma condição na qual não há glóbulos vermelhos saudáveis ​​suficientes para transportar oxigênio adequado por todo o corpo.


Normalmente, seus glóbulos vermelhos são flexíveis e redondos, movendo-se facilmente através dos vasos sanguíneos. Na anemia falciforme, os glóbulos vermelhos tornam-se rígidos e pegajosos e têm a forma de foices ou luas crescentes. Essas células de formato irregular podem ficar presas em pequenos vasos sangüíneos, o que pode retardar ou bloquear o fluxo sangüíneo e o oxigênio para partes do corpo.


Portanto, a anemia falciforme não é uma doença monogenica, pois é causada por uma mutação no gene que diz ao seu corpo para produzir o composto vermelho, rico em ferro, que dá ao sangue sua cor vermelha (hemoglobina).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais