Buscar

Como a Psicanálise explica a neurose?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

Tipos de Neurose

De acordo com Mijolla (2005), as neuroses são transtornos psíquicos sem substrato anatômico detectável. Sua sintomatologia está relacionada à expressão simbólica de um conflito intrapsíquico entre ideias fantasmáticas inconscietes, associadas ao complexo edípico, e às defesas que elas provocam, que possuem raízes na história infantil do sujeito.

Existem formas específicas de manifestação da neurose, dentre elas: neurose obsessiva, histérica, (na qual a ansiedade pode ser descarregada através de sintoma físico), e grandes variedades de fobias.

[...]

  • Neurose Fóbica - o sujeito exterioriza sua angústia através das fobias, que é resultante da fixação da angústia sobre situação ou objeto, o neurótico fóbico aproxima-se do sujeito angustiado, porém, mantém um comportamento de evitação do objeto que teme, como meio para escapar da sua angústia.
  • Neurose Obsessiva – se caracteriza por uma elevada freqüência de pensamentos obsessivos, que mantém o sujeito em conflito permanente; estabelece uma relação com o mundo exterior que se manifesta por meio de ritos conjugatórios.
  • Neurose Histérica Dissociativa – reação histérica em o que o paciente se defende de seus conflitos por meio de dissociação: confusão, personalidade múltipla, amnésia, etc.
  • Neurose de Angústia – um dos tipo mais simples de neurose, em que a angústia é o sintoma principal; a evolução ocorre a partir de crises mais ou menos próximas (sempre diante de um perigo simbólico ou real).

Fonte: Psicologado.com

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Um dos principais objetos de estudo da psicanálise é a neurose.

As neuroses são definidas como fenômenos provocados por um conflito psíquico, caracterizada pela frustação de um impulso instintivo. De forma geral, tem-se que a neurose consiste em um quadro psiquiátrico em em que o indivíduo apresenta dificuldades de adaptação, embora este seja capaz de trabalhar, estudar, envolver-se emocionalmente e estar bem entrosado com a realidade.

Algumas características da enfermidade na pessoa neurótica são:

  • A pessoa teme os contextos que desencadeiam os sintomas da doença;
  • Maior incidência de depressão;
  • Preocupação com tudo e com todos; e
- Sofrer por antecedência.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais