Buscar

Calçado em Miguel Reale, caracterize soberania em uma concepção clássica.

💡 5 Respostas

User badge image

Diego Lima

A soberania indo alem da força do Estado   podem externar a potência e a força do povo, a grande massa (o povo) acaba ganhando espaço quando aqueles que lhes representam não faz muito por ele, não cumprem a necessidade e a expectativa depositada como forma de gerenciamento, controle com isso acaba-se ganhando força a forma de se auto organizarem por impulso e extinto de necessidade de se manifestar .

Rousseau e outros iluministas, as teorias democráticas consideram como origem de toda soberania o povo (soberania popular), ou a nação (soberania nacional). Contudo, torna-se relevante consignar a observação de Friede (FRIEDE, P. 68):

“As teorias democráticas, por sua vez, reconhecem a inconteste titularidade do povo, ainda que adstrito a um contexto evolutivo que pode ser concebido desde a idéia primitiva de população (teoria da soberania do povo), passando pela noção de agrupamento com efetivo vínculo de nacionalidade (teoria da soberania da Nação).

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A doutrina clássica enxerga a soberania como um Poder uno, indivisível e inalienável, não submetido a nenhum outro poder seja de ordem interna ou externa. Sahid Maluf chega a destacar: “A soberania é uma autoridade superior que não pode ser limitada por nenhum outro poder”. Tal conceito, no entanto, é fonte de muita discussão, uma vez eu um poder ilimitado é incoerente aos ideais fundadores dos Estados modernos.

Para Miguel Reale do ponto de vista da concepção cultural ou político jurídica soberania é:

“Soberania é o poder que tem uma Nação de se organizar-se livremente e de fazer valer dentro do seu território a universalidade de suas decisões para a realização do bem comum.” [REALE, Miguel. Op. Cit. P. 140].

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A doutrina clássica enxerga a soberania como um Poder uno, indivisível e inalienável, não submetido a nenhum outro poder seja de ordem interna ou externa. Sahid Maluf chega a destacar: “A soberania é uma autoridade superior que não pode ser limitada por nenhum outro poder. ” Tal conceito, no entanto é fonte de muita discussão, uma vez eu um poder ilimitado é incoerente aos ideais fundadores dos Estados modernos.

Para Miguel Reale do ponto de vista da concepção cultural ou político jurídica soberania é:

“Soberania é o poder que tem uma Nação de se organizar-se livremente e de fazer valer dentro do seu território a universalidade de suas decisões para a realização do bem comum. ” [REALE, Miguel. Op. Cit. P. 140].

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais