Buscar

Explique a diferença básica entre o canal do nível 2 para o nível 3?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Para resolver este problema, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Logística.

Canais de distribuição podem ser considerados o conjunto de empresas e indivíduos interligados que garantem que uma mercadoria chegará ao consumidor final. Esse conceito também pode ser chamado de canal de marketing ou de canal comercial.

A distribuição tem uma função logística, que diz respeito mais à circulação física do produto, e outra de marketing, que corresponde aos contatos e serviços que o envolvem.

Ou seja, as funções dos canais de distribuição não se limitam apenas a garantir o fluxo físico das mercadorias, sendo os membros do canal responsáveis também por uma série de outras atividades, como estimular a compra e levantar informações sobre os consumidores.

Neste contexto, no canal de nível 2, a indústria repassa aos seus distribuidores que irão repassar para o varejo exclusivamente, que por sua vez atende o cliente final, nesse caso os direitos do produto também são repassados ao distribuidor, mas ele poderá apenas vender para o varejo para que possa fazer a distribuição, vale salientar que os custeios de promoção de vendas desse produto também passa a ser responsabilidade do distribuidor, bem como a do varejista, que como detém a propriedade do produto passa a ter interesse em vender o mais rápido possível, já que estoque é dinheiro parado. Por sua vez, o canal de nível 3 é o mais tradicional de todos, pois envolve distribuidor, representante, varejo e cliente, sendo assim as responsabilidades de vendas e distribuição (bem como marketing) é divido pelos membros do canal, o que faz com que esse custo seja embutido no produto, muitas vezes chega a corresponder a \(25\text{ %}\) do produto.

Portanto, resume-se que no canal de nível 2 a indústria repassa o produto a um distribuidor que, por sua vez, o venderá exclusivamente para o varejo. O varejo faz a venda ao consumidor final, enquanto que o canal de nível 3 é o mais tradicional, envolvendo distribuidor, representante, varejo e cliente.

Fontes: 

  • https://www.dicionariofinanceiro.com/canais-de-distribuicao/. Acesso em 24 de junho de 2018.
  • http://logisticanodiadia.blogspot.com/2012/03/niveis-de-canais-de-distribuicao.html. Acesso em 24 de junho de 2018.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais