Buscar

e elemento essencial da definição de tributo, como estabelecido no código tributário nacional

tributária

💡 1 Resposta

User badge image

Luiz Carlos Lemos Marque Junior

São vários os elementos que se encontra na definição de tributo do Art. 3 do CTN. E todas são essenciais para defini-lo.

 

Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela possa se exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituído em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

 

Prestação Pecuniária compulsória - Significa que é uma importância financeira que obrigatoriamente o contribuinte deverá honrar junto ao fisco. A ele, contribuinte, salvo os casos de isenção, não incidência ou de imunidade, não cabe a opção de não pagar. Ele deve pagar. É sua obrigação. No caso, é a obrigação principal (obrigação de pagar o tributo).

Em moeda ou cujo valor nela possa se exprimir - Aqui é dito que se deve pagar o tributo com moeda, que no caso do Brasil é o Real. Essa expressão "ou cujo valor nela possa se exprimir" basicamente remonta aos tempos de inflação descontrolada, quando usávamos indexadores para fixar os preços, OTN, DTN. Há quem diga que a URV também se enquadra nesse aspecto. Não almejamos isso, mas é possível que o Brasil volte a usar indexadores financeiros. E o tributo poderá ser pago expresso por eles.

Que não constitua sanção de ato ilícito - Tributo não é sanção. Ele não é um instituto para punir prática de atos ilegais. Ele é uma prestação que o contribuinte deve ao fisco. Ele não serve para punir ninguém. Uma multa, por exemplo, constitui-se como sanção de ato ilícito. O tributo, não.

Instituído em Lei - Aqui há forte menção ao princípio constitucional da Legalidade tributária, expresso no Art. 150, I, da Constituição Federal. Sendo direto, ele diz: "Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado aos entes federativos (...) exigir tributo sem lei que o estabeleça." Em suma, o que o constituinte quis dizer foi que todo tributo é instituído por lei. Não há hipótese de uma figura avulsa de espécie tributária ser instituída sem lei que a faça existir, em primeiro lugar.

Cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada - Da mesma forma que tributo é compulsório, ou seja, não cabe ao contribuinte decidir se irá ou não pagar, devendo pagar o mesmo, não cabe ao fisco decidir se cobra ou não o tributo. A atividade é plenamente vinculada, ou seja, não há descricionariedade, não há opção de fazer juízo de conveniência ou oportunidade. Não há outra opção ao agente público que não cobrar o tributo. Ele não tem outra saída. Ele terá obrigatoriamente que cobrar o tributo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais