Buscar

Qual o objetivo do ciclo de krebs ?

????

Respostas

User badge image

Leo Furtado

Complementando a informação do Wikipedia. Não só CO2 é formado, como também ATP (1 molécula por Acetil-CoA) e, principalmente, NADH e FADH2, que, na cadeia transportadora de elétrons + fosforilação oxidativa fornecerão 2,5 e 1,5 ATP por molécula, respectivamente. Ou seja, não é produção de energia, mas de compostos que resultarão no ATP, além do GTP formado em uma das reações do ciclo.

 

Caso queira expandir a pergunta, pode ser um objetivo também o de fornecer subsídio energético para o ciclo da Ureia, já que os dois ciclos se integram no desvio de argininosuccinato (que produz fumarato, do CK) do ciclo da ureia (ciclo que gasta energia, reposta pelo C. Krebs)

2
Dislike0
User badge image

Rhian Vilar

A respiração celular ocorre em três grandes estágios: No primeiro as moléculas dos combustíveis orgânicos – glicose, ácidos graxos e aminoácidos – são oxidadas para liberar fragmentos de dois átomos de carbono na forma de um grupo acetil do acetil-coenzima A (Acetil-Coa). A energia liberada pela oxidação é conservada nos transportadores de elétrons reduzidos, NADH e FADH2. No terceiro estágio da respiração, essas coenzimas reduzidas são oxidados, desfazendo-se de prótons (H+) e elétrons. Os elétrons são conduzidos ao longo de uma cadeia de moléculas transportadoras de elétrons, conhecidas como cadeia respiratória, até o O2, o qual eles reduzem para formar a H2O. Durante esse processo de transferência de elétrons, uma grande quantidade de energia é liberada e conservada na forma de ATP, por meio de um processo chamado de fosforilação oxidativa.

Dois átomos de carbono emergiram do ciclo como CO2 nos passos em que foram oxidados isocitrato e alfa-cetoglutarato. A energia liberada por essa oxidações foi conservada na redução de 3 NAD e 1 FAD e na síntese de uma molécula de GTP(É possível a nterconversão em ATP).

Embora o Ciclo de Krebs gere apenas uma molécula de ATP (ou GTP) por volta (na conversão de succinil-CoA em succinato), os quatro passos de oxidação do ciclo fornecem um grande fluxo de elétrons para a cadeia respiratória, por meio de NADH e FADH2, o que gera um grande número de moléculas de ATP durante a fosforilação oxidativa.

Os componentes do ciclo do ácido cítrico são intermediários biossintéticos importantes!

Nos organismos aeróbios, o ciclo do ácido cítrico é uma via anfibólica, isto é, ela serve tanto para processos catabólicos quanto anabólicos, ela não funciona apenas nos catabolismo oxidativo, também fornece precursores para muitas vias biossintéticas.

O oxaloacetato e o alfa-cetoglutarato podem servir como precursores dos aminoácidos glutamato e aspartato por simples transaminação, estes por sua vez são utilizados para construir moléculas de outros aminoácidos, como também moléculas de nucleotídeos, purinas e pirimidinas. O oxaloacetato pode ser convertido em glicose por meio da neogliconeogênese. O succinil-CoA é um componente central na biossíntese do anel de porfirina do grupo heme que serve como transportador da hemoglobina e na mioglobina e como transportador de elétrons nos citocromos.

 

 

1
Dislike0
User badge image

ely rubens bodart

O ciclo de Krebs é uma rota anfibólica, ou seja, possui reações catabólicas e anabólicas , com a finalidade de oxidar a acetil-CoA (acetil coenzima A), que se obtém da degradação de carboidratosácidos graxos e aminoácidos a duas moléculas de CO2

0
Dislike1

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando