Buscar

como funciona a via classica e alternativa do sistema complemento?

💡 2 Respostas

User badge image

Karina Christien

Via Clássica: 

*É ativada por anticorpos 

*Objetivo de matar a célula

* Reação em cadeira, ou seja, uma reação ativa outra, que ativa outra e assim vai.

C1 tem porção QRS - cliva C4 em c4a e c4b que por sua vez cliva C2 em c2a e c2b, quando C4 e C2 foram clivados, ou seja, estão ativados se unem formando c4bc2a que cliva C3 em c3a e c3b. C3b  cliva C5 em c5a e c5b. C5b atrai C6, C7 e C8 formando C5b678 que atrai c9 formando MAC que é o complexo de ataque a membrana que vai lesar a membrana citoplasmática da celula causando estravazamento do citoplasma.

Via Alternativa:

*Ativada por protozoários e fungos.

*C3 se quebra na presença de LPS(lipopolissacarideo presente na membrana de bactérias gram negativas), proteínas e vírus.

*Também se quebra na presença de Mg e H2O.

*Quando há quebra do C3 o processo ocorre igual a via classica a partir do C3 é claro.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O sistema complemento (SC) é o principal mediador humoral do processo inflamatório junto aos anticorpos. Está constituído por um conjunto de proteínas, tanto solúveis no plasma como expressas na membrana celular, e é ativado por diversos mecanismos por duas vias, a clássica e a alternativa.


A ativação pela via clássica é dependente de Ac, ocorrendo quando C1 interage com Ag-IgM, ou agrega os complexos Ag-IgG, ou independentes de Ac, ocorrendo quando poliânions (p. ex., heparina, protamina, DNA e RNA das células apoptóticas), bactérias Gram-negativas ou ligada a proteína C reativa reagem diretamente com C1. Essa via é regulada pelo inibidor de C1 (C1-INH). Angioedema hereditário decorre de uma deficiência genética de C1-INH.


Os componentes da via clássica costumam ser rotulados com um C e um número (p. ex., C1, C3), com base na ordem em que essas proteínas foram identificadas. Já na via alternativa, os componentes são geralmente classificados por letras (p. ex., fator B, fator D) ou por nome (p. ex., properdina).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais