Buscar

Quais as diferenças de caracteristicas entre o Romantismo e o Neoclassicismo :

💡 1 Resposta

User badge image

David Dvan

Neoclassicismo X Romantismo

A comparação do Romantismo com o movimento literário que imediatamente o precedeu pode apresentar relações que ajudam a melhor compreender a diferença de um estilo e outro.

Obviamente esse exercício não significa colocar Romantismo em oposição ao Neoclassicismo, até porque muitas características, nos momentos de transição, são comuns às duas escolas.

No Neoclassicismo há um predomínio da razão, um culto às formas clássicas, um apego à mitologia, um aspecto mimético (imitação) da natureza. O Romantismo é mais emocional, menos apegado a questões universais e mais ligado à valorização do eu (subjetivismo).

É interessante notar como as transformações sociais interferem na expressão da literatura. Nesse caso, frisamos a Revolução Francesa como grande divisora de águas entre neoclássicos e românticos, mas é a dinâmica social que dita vagarosamente os destinos da literatura, esta, por sua vez, reafirma o ideário da época em que está inserida e consolida a visão de um povo.

Essa forma de observação da literatura, além de contemplar a beleza do texto, é um instrumento de descoberta do passado. Assim, podemos avaliar nossa história e nossos rumos colocando-os em contraste com a história e os rumos de nossos antecessores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais