Buscar

São bons condutores elétricos os materiais compostos por

💡 2 Respostas

User badge image

Ricardo Mc

Condutores normalmente possuem a caraterística de facilitar a passagem de corrente elétrica. Em secção transversal de corte, pode-se medir a passagem de elétrons por intervalo de tempo. São materiais nas quais sua movimentação de cargas (em geral negativas), pode ocorrer livremente em meio de pouca "resistência". Quando um material condutor está eletrizado, as cargas em excesso se distribui por toda superfície, porque cargas com mesmo sinal se repelem. Este fenômeno permanece até que outro corpo de mesmo sinal é colocado próximo. Pode estar até mesmo rodeado de ar com uma umidade relativa baixa.

Para complementar: Metais como Cobre, Prata e Ouro (Família 1B Tab. Periódica - Metais de Transição) executam bem esta função, mas agregam valor comercial. O Alumínio (Família 3A - Metais Representativos), pode ser uma opção mais viável economicamente, contudo em termos Mecânicos, pode apresentar durabilidade menor por conta da ação de oxidação e ductilidade da sua composição, podendo reduzir sua vida útil para instalações e uso mais severos.    

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Condutores elétricos são materiais que conduzem eletricidade; isoladores não. Por quê? Se uma substância conduz eletricidade, depende da facilidade com que os elétrons podem se mover através dela. Os prótons não se movem porque, enquanto carregam carga elétrica, estão ligados a outros prótons e nêutrons em núcleos atômicos. Os elétrons de valência são como planetas exteriores orbitando uma estrela. Eles são atraídos o suficiente para permanecer em posição, mas nem sempre é preciso muita energia para tirá-los do lugar.

Metais prontamente perdem e ganham elétrons, então eles governam a lista de condutores. As moléculas orgânicas são principalmente isolantes, em parte porque são mantidas juntas por ligações covalentes (elétrons compartilhados) e também porque a ligação de hidrogênio ajuda a estabilizar muitas moléculas. A maioria dos materiais não são bons condutores nem bons isolantes. Eles não conduzem prontamente, mas se energia suficiente for fornecida, os elétrons se moverão.

Alguns materiais são isolantes em sua forma pura, mas serão conduzidos se forem dopados com pequenas quantidades de outro elemento ou se contiverem impurezas. Por exemplo, a maioria das cerâmicas são excelentes isolantes, mas se você usá-los, você pode obter um supercondutor. A água pura é um isolante, mas a água suja conduz fracamente e a água salgada, com seus íons flutuantes, conduz bem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais