Buscar

alteraçoes intracelulares na degeneraçao turva?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Acúmulo intracelular de água (hiperhidratação celular), conseqüência de desequilíbrios no controle do gradiente osmótico à nível de membrana citoplasmática e nos mecanismos de absorção e eliminação de água e eletrólitos intracelulares.


De acordo com o tipo da distribuição da água acumulada, a tumefação celular pode ser classificada em:

  • Tumefação turva ou Degeneração granular ou Degeneração albuminosa ou ainda grânulo-albuminosa: Quando a distribuição do excesso de água é homogênea. Trata-se de uma fase mais precoce, mais aguda, mais comum, mais reversível, menos grave e por vezes confundida com autólise.
  • Degeneração hidrópica ou vacuolar ou balonosa ou ainda globulosa:Quando a água acumulada é disposta em compartimentos no citoplasma da célula. Trata-se de um estágio mais avançado da mesma tumefação turva.

Características macroscópicas:Aumento de volume e peso da víscera (tumefação, cápsula tensa, consistência pastosa, superfície de corte proeminente), com palidez (compressão vascular pelas células tumefeitas) e/ou coloração acinzentada clara (lembrando o aspecto de "cozido"). 


Características microscópicas:

  • No exame à fresco: Citoplasma opaco, granuloso, turvo, refringente ("efeito tyndal"), com transparência diminuída mascarando o núcleo (Razão para o batismo com o termo "Tumefação turva", por VIRCHOW).
  • No exame de rotina: Aumento do volume celular, com alteração da proporção citoplasma/núcleo e vacuolização citoplasmática que aumenta de volume, freqüência e intensidade de acordo com o estágio da lesão. Na tumefação turva os vacúolos (organelas distendidas ou rompidas) são pequenos. Já na degeneração hidrópica vacuolar a água se encontra compartimentalizada e, de acordo com a distensão que determina pode ocasionar ruptura celular (necrose coliquativa, base para a formação de vesículas nas viroses epiteliotrópicas vesiculares).

Características ultraestruturais: Tumefação mitocondrial e cristólise (com diminuição da fosforilação oxidativa e da síntese de ATP), dilatação das cisternas e fragmentação do Retículo Endoplasmático e do Complexo de Golgi, lise do protoplasma (Ý citosol), perda das especializações superficiais da membrana celular (cílios, microvilosidades, desmossomos) e alteração nos contornos celulares, desagregação ribossomica do RER (com diminuição da síntese protéica), ruptura da membranas formando as "Figuras de Mielina" no citosol. Tumefação e ruptura lisossomica e / ou formação de autofagossomas. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais