Buscar

funçao do medula adrenal ?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

A medula adrenal é a porção interna da glândula adrenal. A medula adrenal produz epinefrina (adrenalina) e norepinefrina (noradrenalina). A adrenalina é secretada em resposta aos baixos níveis sanguíneos de glicose, bem como ao exercício e ao estresse; provoca a quebra do glicogênio do produto de armazenamento para o açúcar glicose no fígado, facilita a liberação de ácidos graxos do tecido adiposo (gordura), causa dilatação (alargamento) das pequenas artérias dentro do músculo e aumenta a produção do coração.


A noradrenalina secretada pela glândula supra-renal atua para estreitar os vasos sanguíneos e elevar a pressão arterial. A disfunção da medula supra-renal é virtualmente desconhecida. No entanto, um tumor chamado feocromocitoma produz noradrenalina e epinefrina e é equivalente a uma disfunção da medula supra-renal. 


Eles normalmente causam hipertensão que pode ser paroxística com ataques de dores de cabeça, sensação de apreensão, sudorese, rubor facial, náuseas e vômitos, palpitações e formigamento das extremidades.

1
Dislike0
User badge image

Anna Carolina Machado

A medula adrenal (glândula adrenal) produz dois hormônios sendo: 1) adrenalina ou epinefrina 2) noradrenalina ou norepinefrina
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais