Buscar

rior, abrangendo aproximadamente os primeiros dois terços do antro, e porção inferior, abrangendo o restante do antro mais o corpo.

)

O estômago é uma extensão do tubo digestivo localizado entre o esôfago e o intestino delgado. Situado do lado esquerdo do abdômen, em suas paredes encontram-se as túnicas: mucosa, submucosa, muscular e serosa. Para facilitar o nosso estudo dividimos o órgão em duas partes fisiologicamente. Quais são as divisões fisiológicas do estômago?


Alternativas:

  • a)

    De modo fisiológico, ele se divide em: porção oral, abrangendo aproximadamente os primeiros dois terços do corpo, e porção caudal, abrangendo o restante do corpo mais o antro.

  • b)

    De modo fisiológico, ele se divide em: porção anterior, abrangendo aproximadamente metade do corpo, e porção posterior, abrangendo a outra metade do corpo mais o antro.

  • c)

    De modo fisiológico, ele se divide em: porção primária, abrangendo aproximadamente o primeiro terço do antro, e a porção secundária, abrangendo o restante do antro mais corpo.

  • d)

    De modo fisiológico, ele se divide em: porção inicial, abrangendo aproximadamente os primeiros dois terços do antro, e porção final, abrangendo o restante do antro mais o corpo.

  • e)

    De modo fisiológico, ele se divide em: porção superior, abrangendo aproximadamente os primeiros dois terços do antro, e porção inferior, abrangendo o restante do antro mais o corpo.

     

💡 3 Respostas

User badge image

Sabrina Toledo

FUNDO/ CORPO E PORÇÃO PILORICA

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

Portanto, a resposta correta será a alternativa A. 

De modo fisiológico, ele se divide em: porção oral, abrangendo aproximadamente os primeiros dois terços do corpo, e porção caudal, abrangendo o restante do corpo mais o antro.  

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O estômago está localizado na parte superior do abdome e desempenha um papel central na digestão dos alimentos. Quando o alimento é engolido, ele desce pelo esôfago e chega ao estômago. Os músculos do estômago misturam os alimentos e liberam o suco gástrico que ajuda na digestão dos mesmos. Em seguida o alimento passa ao intestino delgado para a digestão.

O estômago é formado por cinco partes:

  • Cárdia. A primeira parte do estômago (próxima do esôfago).

  • Fundo. Parte superior do estômago, junto à cárdia.

  • Corpo. Parte principal do estômago, entre as partes superior e inferior.

  • Antro. Porção inferior (perto do intestino delgado), onde o alimento é misturado com o suco gástrico.

  • Piloro. Última parte do estômago, age como uma válvula para controlar o esvaziamento do conteúdo do estômago para o duodeno.

  • As três primeiras partes do estômago (cárdia, fundo e corpo) são denominadas de estômago próximo. Algumas células destas regiões do estômago produzem ácido e pepsina (uma das enzimas digestivas), partes do suco gástrico, que ajudam na digestão dos alimentos. Elas também produzem a proteína denominada fator intrínseco, que o organismo precisa para absorver a vitamina B12.

  • As duas partes inferiores (antro e piloro) são denominadas de estômago distal. O estômago tem duas curvas, que formam sua parte superior e as bordas inferiores. Elas são denominadas de curvatura menor e curvatura maior, respectivamente.

  • (fonte: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/o-estomago/755/132/. Acesso em 24 de outubro de 2018).

  • Assim, a alternativa correta é A.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais