Buscar

O ADH é suficiente para produzir uma urina concentrada?

💡 2 Respostas

User badge image

Vicente Folgierini

Sim mas conta com a ajuda de outros mecanismos intrínsecos ao rim e outros fatores hormonais como angiotensina II

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O hormônio ADH ou antidiurético é produzido no hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise (glândula pituitária posterior). ADH aumenta a reabsorção de água da urina no sistema renal de volta ao sangue. Isso aumenta o volume de líquido intravascular e diminui a quantidade de urina eliminada do corpo. Assim, o ADH conserva a água nos rins e retorna esse fluido de volta à circulação geral.


Esta conservação da urina age para aumentar a pressão sanguínea porque o volume total de líquido intravascular é aumentado. Em uma condição chamada diabetes insipidus, o hormônio ADH é secretado em quantidades menores, causando assim um aumento no volume de urina eliminado do corpo. Pessoas com DI podem anular milhares de ml / cc no volume de urina. Isso, obviamente, causa outros problemas sérios, como hipotensão.


Se a concentração de água cair, então mais ADH é produzido. Em resposta a isso, o rim reabsorve mais água. Isso significa que um pequeno volume de urina muito concentrada é produzido. Isso reduz a perda de água. Se a concentração de água aumenta, então menos ADH é produzido. Em resposta a isso, o rim reabsorve menos água. Isso significa que um grande volume de urina muito diluída é produzido. Isso aumenta a perda de água.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais