Buscar

Como é a atuação do assistente social frente a exclusão social?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Para entender essa atuação entenderemos o conceito de exclusão social, assim concluiremos diversas áreas de atuação do assistente social frente a tal problema.

    A exclusão social caracteriza-se pela marginalização de indivíduos ou grupos na sociedade, de maneira que esses sofrem com alarmantes privações de direitos humanos. Podemos exemplificar na sociedade brasileira pessoas em situações extremas no sentido financeiro privadas de acesso à saúde, educação, trabalho e segurança. Além disso, a perda de liberdades individuais de cunho étnico, cultural, religioso, sexual e ideológico caracterizam-se como violação de tais direitos essenciais da vida digna humana.

A partir desse conceito entende-se como papel do assistente social o amparo de pessoas em situações de exclusão e o auxílio na garantia de seus direitos básicos. Para tal, precisa possibilitar e garantir o acessos desses grupos aos programas, benefícios e projetos sociais. Por fim, o objetivo é assegurar a autonomia dos cidadãos com seguridade de direitos.

No Brasil, o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, representa essa classe. De acordo com sua cartilha publicada em 2011, dentre as ações e atividades que constituem o trabalho social destaca-se: acolhida; escuta; estudo social; diagnóstico socioeconômico; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; orientação sócio-familiar; atendimento psicossocial; orientação jurídico-social; informação, comunicação e defesa de direitos.

    Portanto, a atuação do assistente social frente à exclusão social caracteriza-se pela garantia total de direitos e liberdades desses cidadãos através de meios disponíveis a ele.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais