Buscar

caracterize o mercado concorrencial que regra o empresario segue para maximinizar seus lucros?

economia

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

INTRODUÇÃO


Após o estabelecimento do sistema capitalista de produção, o mercado, no geral, se tornou muito competitivo e seu acesso foi facilitado. A dinâmica do sistema econômico passou a funcionar ao redor das relações entre os agentes econômicos, os bens e as moedas; a partir da atuação das firmas. Sabendo disso, convencionou-se que havia a necessidade de se entender as relações entre as firmas e os consumidores, principalmente no que diz respeito aos processos de definição de preços e das funções de oferta, por parte das firmas, e das funções de utilidades referentes às funções de demanda, por parte dos consumidores. Tais estudos caracterizam o ramo de estudos conhecido por Microeconomia. Muitos modelos de funcionamento do mercado foram desenvolvidos, destacando-se, neste caso, o Modelo da Concorrência Perfeita.


CONTEXTUALIZAÇÃO


Com o desenvolvimento do mercado, desenvolveu-se também a necessidade de se estudar as relações internas deste, entre os agentes econômicos que demandam bens e os agentes econômicos que ofertam bens. Desta maneira, entendeu-se que Modelos Microeconômicos poderiam ser utilizados para se entender as relações entre preços e quantidades de bens e serviços envolvidos na dinâmica capitalista. Vamos analisar o caso específico da Concorrência Perfeita, um modelo específico que possui as seguintes características: i) há uma grande quantidade de pequenas firmas que são pequenas e não-capazes de impactar, individualmente, o movimento geral dos preços de equilíbrio do mercado, ii) os agentes que demandam bens são numerosos e buscam sempre maximizar suas funções de utilidade (funções matemáticas específicas compostas pelo valor de sua renda, pelas quantidades de bens e serviços e pelo preço de cada bem e serviço), iii) os agentes que ofertam bens são numerosos buscam sempre maximizar sua função de lucratividade (que leva em consideração a quantidade de bens e serviços produzidos, o preço pelos quais foram vendidos e o custo de produção dos bens e serviços), iv) os bens e serviços são homogêneos, ou seja, são similares em características e usos, v) o mercado é livre para a entrada e saída de agentes. Neste contexto, o que ocorre é que o preço de equilíbrio é um resultado da interação entre a maximização dos lucros, por parte dos empresários, e da maximização das necessidades, por parte dos agentes econômicos que demandam bens e serviços. A concorrência faz com que cada firma produza até que o preço de seu bem e serviço se iguale ao seu Custo Marginal. Ou seja, há a oferta de bens e serviços com base na relação entre Custo Marginal de seu bem e serviço e os Preços individuais destes bens e serviços, que são definidos pelo próprio mercado: busca-se entender o impacto da produção de uma unidade a mais do bem ou serviço nos Custos Totais da firma. Assim, neste modelo não existem lucros exacerbados; há apenas os lucros normais dos empresários, pelo fato destes tomarem os preços como dados.


CONCLUSÃO

Com o desenvolvimento dos mercados, ampliou-se a necessidade de se entender o funcionamento de variáveis-chave deste, como a movimentação dos preços e a definição das funções de oferta e demanda dos agentes econômicos. Com isso, desenvolveu-se diversos ramos da Microeconomia com tal intenção: entender o funcionamento do mercado. No modelo da Concorrência Perfeita há inúmeras firmas de pequeno tamanho e grande número de agentes que ofertam e demandam bens a partir de funções matemáticas de, respectivamente, lucratividade e utilidade. As firmas pequenas não conseguem, individualmente, impactar significativamente nos preços do sistema, que se movimentam de maneira equilibrada. Com isso, produzem no sentido de igualar os preços dados com o Custo Marginal de produção de tais bens. Assim, neste modelo de funcionamento da economia, como tais preços são dados, os empresários não podem simplesmente maximizar a sua função de lucratividade e obter grande lucro: estes apenas tomam os preços como dados e lucram uma quantidade relativa com a sua estrutura de custos.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais